O técnico Renato Portaluppi chegou, neste sábado, ao seu 9° título oficial comandando o Grêmio somando todas as suas passagens. Dessa vez, a vitória foi em cima do Caxias, por 1×0, com gol de pênalti de Luis Suárez, gerando a taça do Gauchão de 2023. Em uma inspirada coletiva pós-título, que teve até provocação ao rival Inter, Renato ganhou até mesmo alguns presentes de jornalistas identificados.
Comentarista e repórter da Copero TV, Gabriel Lauxen entregou um boné comemorativo para Renato e lembrou que, em levantamento feito por sua emissora, o treinador tem na verdade 30 títulos contando época de jogador e técnico do Grêmio – foram levados em conta os torneios não oficiais. Lauxen, que perdeu a mãe recentemente, havia recebido de Portaluppi uma camisa oficial autografada por todos os jogadores.
- Deu Grêmio! Suárez vê título do Gauchão como “obrigação”; Diego Souza chora em entrevista
- Jean Dias vê pênalti “duvidoso” para o Grêmio e já fala como jogador do Inter: “Sou um cara aguerrido”
Por fim, o também gremista Farid Germano Filho, bem fiel ao seu estilo irreverente, entregou a Renato uma camisa do seu canal no YouTube e um tubo de protetor solar, em alusão às constantes idas do técnico às praias do Rio de Janeiro – veja o momento abaixo:
Na web, entre torcedores e outros jornalistas, estas situações relatadas acima geraram debate. Para alguns, uma coletiva pós-jogo não é o local apropriado para este tipo de relação, enquanto outros acreditam que, especialmente por se tratar de um pós-título e de jornalistas identificados, não há maiores problemas.
A repercussão dos “presentes” dados para Renato:
Coletiva de imprensa virou lugar para dar presente pro entrevistado. Aí é sacanagem.
— João Praetzel (@joaopraetzel) April 8, 2023
Coletiva de imprensa também virou gesto de humanidade. Meu amigo e sócio @gabriellauxen, perdeu a mãe há duas semanas e o Renato o presenteou com uma camisa. Hoje, retribuiu o presente em um gesto que já havia feito em outros títulos. Existem veículos identificados que trabalham… https://t.co/IfYPH3Ftma
— Juliano Britto (@julianobrittto) April 9, 2023
Achei sensacional não só o que a @CoperoTV fez como o que o @faridgermano fez. Foi no final da coletiva, após o Renato ja ter brincado sobre tantas perguntas. Quebrou o gelo, desarmou o Renato. Era coletiva de título, com o Renato. Queria o que? Palestrinha?
— Maxi Franzoi (@maxifranzoi) April 9, 2023
Bagé reclamando que teve flauta demais na coletiva do Renato… E ainda há quem defenda que esse cara é gremista!
— Thiago Bayer (@thiagobayer) April 8, 2023
Resumindo a coletiva de ontem do Renato, ou melhor, a repercussão.
O mundo precisa de mais amor e menos amargura.
Boa Pascoa para todos. pic.twitter.com/QxiU7O1i76
— Joao Guimarães (@guimaraes3d) April 9, 2023
ESSA COLETIVA DE IMPRENSA PÓS TÍTULO, SÓ SERVIU PRA CONFIRMAR MAIS UMA VEZ OS TAIS JORNALISTAS “ISENTOS” QUE TODOS SABEM QUE SÃO VERMELHOS. TEM ATÉ QUEM SE DIZ GREMISTA E FICOU MORDIDINHO COM ENTREGAS DE PRESENTES AO RENATO. MINIMAMENTE ESTRANHO, NÃO? pic.twitter.com/vDMVnHe0uI
— Dia de Grêmio (@gremio_dia) April 9, 2023
Os mesmos que bradam em microfones pelo estado/país afora que “o futebol tá chato, cheio de mimimi-desrespeito”, são os mesmos que estão problematizando o Farido ter presenteado o Renato, na coletiva, com protetor solar, pedindo que ele treine o time na praia do RJ.
👀
— Marcus Vinícius Garcia (@marcusfgarcia) April 9, 2023
Disse o cara que leva o Renato a sério em coletiva. Até hoje nenhum jornalista teve culhão pra peitar o Renato e fazer ele responder sobre futebol jogado quando o Grêmio joga mal e ele desconversa. Entrevista coletiva do Renato é e sempre foi bagunça e conversa fiada. https://t.co/CxC4Cdk0Sv
— Joãonuzaj (@joaoanf23) April 9, 2023