Focado na dupla Gre-Nal, Zona Mista aposta em jornalismo dinâmico e reportagens exclusivas
O site Zona Mista (zonamista.com.br) oferece informações relevantes sobre a dupla Gre-Nal. Ele cobre notícias do dia a dia, entrevistas exclusivas e coletivas, além de acompanhar os acontecimentos envolvendo os jogadores nas mídias sociais. Além disso, o site apresenta conteúdos opinativos citados pela imprensa gaúcha em relação ao Internacional e Grêmio.
O portal é gerido pelo jornalista Eduardo Caspary, que traz na bagagem as experiências no Torcedores.com e no Gremistas.net, e pelo programador e também jornalista David Pires Paz, responsável pela criação de sites como Revista Colorada, Notícias Inter, Resistência Colorada, Portal Goleada, É Gool… Dividido nas categorias “Grêmio”, “Inter”, “Imprensa” e “Exclusivas”, ZM vai alcançando seu quinto ano de existência. Neste período, o portal acumula números animadores como cerca de 120 milhões de usuários únicos e 300 milhões de acessos, mostrando o engajamento do projeto.
“Colocamos o site no ar planejadamente para dar aos torcedores gaúchos o que eles querem saber dos clubes. Temos o compromisso em buscar o engajamento de leitores sem perder a responsabilidade de fazer jornalismo. Por isso, quem navega no site Zona Mista encontra conteúdo bem variado, desde entrevistas exclusivas, matérias do dia a dia de treinos, jogos, repercussão de rede social, entre outras coisas”, diz Caspary.
Zona Mista e a pandemia:
Durante a parada do futebol por conta da pandemia, a equipe do ZM priorizou as entrevistas para driblar o período sem notícias. Nomes de respeito no Rio Grande do Sul como os ex-jogadores Wellington Monteiro, do Inter, e Douglas, do Grêmio, foram alguns dos quase 30 personagens a contarem suas histórias ao portal. Renan, Sandro Goiano, Rubens Cardoso e Carlos Eduardo são outros nesta lista. Com a volta dos jogos, o portal chegou a ter pico de 4 mil leitores simultâneos. O site planeja a estratégia de buscar opiniões sobre comentaristas e outros jornalistas como forma, também, de se diferenciar no mercado.
“Sendo o Zona Mista um site de futebol, ele naturalmente precisa de futebol. Foi desafiador esse período de paralisação por conta da pandemia, mas a nossa estratégia foi intensificar ainda mais a produção de entrevistas exclusivas com personagens ligados à dupla Gre-Nal. Sentimos falta de estar no estádio cobrindo os jogos na retomada, mas é o novo normal que a gente tem que respeitar. Completamos dois anos de pandemia fazendo da dificuldade a nossa maior motivação”, completou Caspary.
“É um projeto que há muito tempo eu queria colocar no ar. Em julho de 2019 conversei com o Eduardo, mostrei o projeto e ele gostou. E estamos na ativa. Entrei com minha experiência de programação de sites, busca de pautas e contatos para apurações”, acrescenta David Pires que também é repórter e SEO.
“Se em um ano atingimos bons números, no próximo ano é ter o dobro ou mais. Somos novos no mercado ainda, mas colocamos o objetivo de não sermos derrotados pela pandemia. Dobramos nosso ritmo de trabalho para não cair nosso alcance. O Eduardo e eu tiramos engajamento de redes sociais onde nunca pensávamos tirar para que o alcance não caísse. Isso se chama trabalho em equipe e tem sido fundamental para o crescimento do Zona Mista”, completou.
Os dados estudados de cinco anos mostram que o portal está conseguindo atingir idades variadas entre os seus leitores. A predominância é de 25 a 34 anos, representando 39% do total, com a cidade de Porto Alegre abrangendo a maior fatia da audiência, com 20% geral de usuários.
*matéria ATUALIZADA em agosto de 2024.
Para anunciar no site, basta enviar proposta para davidpicapau@gmail.com