A informação repercutida pela imprensa uruguaia de que Carballo havia sido liberado pelo Grêmio para tratar as dores no púbis no Uruguai é verdadeira. Quem confirma é o próprio presidente gremista Alberto Guerra, que entende que a proximidade com a família poderá até ser útil para que o volante acelere a sua recuperação. Ele, como todos sabem, ainda não fez nenhum jogo oficial na temporada de 2024.
Contratado no começo do ano passado junto ao Nacional, Carballo começou a sentir dores no púbis durante 2023 e teve queda de rendimento, perdendo espaço até na Seleção do Uruguai. Em dezembro, realizou cirurgia para corrigir o desconforto na região, mas, ao voltar a realizar exercícios físicos no Grêmio, relatou ter sentido novas dores.
- André revela quando Renato não treinou bola parada e foi direto para o rachão: “É contra o Real Madrid?”
- Presidente Alberto Guerra se manifesta sobre possível saída da Arena e retorno ao Olímpico
- Cidade Dias diz ser contra o retorno de Felipão: “Clube precisa encerrar ciclos”
“Não acredito que seja o caso de uma nova cirurgia. É o caso de tentar jogar sem dor. Dentro das conversas que tivemos com ele e o seu procurador, talvez fosse melhor, já que não está jogando, fazer o tratamento no Uruguai, perto da família. Aqui mora sozinho. O Grêmio está acompanhando isso, sabendo o que está fazendo lá para contribuir para a melhora dele. A gente espera que o quanto antes possa voltar a jogar por ser um estupendo jogador”, relatou o presidente Guerra em conversa com o site GZH.
O Grêmio tem evitado dar qualquer tipo de prazo de retorno aos gramados e vai reavaliar Carballo assim que o tratamento no Uruguai encerrar. Para esta posição, o técnico Renato Portaluppi tem os habituais titulares Villasanti e Pepê, além dos reservas imediatos Dodi e Du Queiroz e do jovem Ronald.
Carballo ainda não jogou em 2024 – Foto: Divulgação/Lucas Uebel- “Tem a cara do clube”: o jogador gremista elogiado pelo presidente Alberto Guerra no Paraguai
- Barrios encontra dirigente gremistas, lembra 2017 e mostra carinho: “Nunca vou esquecer”
Renato preocupado com Carballo
Logo depois da vitória de 2×0 sobre o Brasil de Pelotas, na Arena, pelo jogo único das quartas de final do Gauchão, Renato foi perguntado sobre a situação de Carballo na coletiva de imprensa e indicou um certo desconforto com o caso:
“Para alguns gênios era o Dr Márcio (Dornelles, demitido no começo do ano) o culpado, né? Coisas internas do clube, coisas nossas. Tenho conversado com ele, tenho conversado com o Departamento Médico. Hoje mesmo fiz uma reunião com o presidente, o vice e o executivo sobre esse assunto. O importante é que está todo mundo no mesmo caminho buscando o melhor para ele e para que ele possa voltar o mais rápido possível. Só que tem assuntos e ideias nossas que vão ficar dentro de quatro paredes”, declarou Portaluppi na ocasião.
Carballo foi adquirido pelo Grêmio por aproximadamente R$ 15 milhões com a ajuda do investidor e empresário Celso Rigo e assinou contrato válido até a temporada de 2026. No primeiro ano de clube, atuou em 40 partidas com dois gols marcados, um deles em Gre-Nal na Arena pela fase classificatória do Gauchão.
Com boa vantagem por ter feito 2×1 fora de casa sábado passado, o Grêmio volta a jogar contra o Caxias nesta terça-feira, 21h, na Arena, buscando a vaga na grande final do Gauchão. Um simples empate serve para o time treinado por Renato.