Em uma das cenas mais inusitadas e marcantes dos últimos anos do futebol gaúcho, Maicon e D’Alessandro trocaram farpas e quase se agrediram antes de um Gre-Nal durante o sorteio do cara ou coroa. O árbitro era Jean Pierre de Lima, que apitou a vitória do Grêmio por 2×1 no Beira-Rio pelo clássico válido ainda pela fase inicial do Gauchão de 2018.
Jean Pierre, agora em entrevista dada ao jornalista Duda Garbi, relembrou detalhes daquele episódio e falou pela primeira vez o que ele próprio disse aos dois antes da confusão:
- Dirigente se incomoda com repórter que perguntou sobre folga: “Mais que a tua opinião”
- Em forte coletiva, Renato diz que driblou o “X-9” e critica direção anterior: “Sem comando”
“Foi boa aquela resenha, né? (risos). O Gre-Nal não é apenas um jogo de futebol. Por isso que é forte. A gente aqui da aldeia sabe. E todo árbitro de futebol quer apitar esse jogo. Ali, tem questões psicológicas que já vêm formatadas desde o vestiário. Da semana. Maicon e D’Alessandro foram dois grandes jogadores, com duas grandes histórias. E eu peguei o período dos dois jogando para caramba. Estar em campo é bom de ver atletas nesse nível. Foi uma coisa provocativa. A gente sabe que o D’Alessandro cai na provocação e que o Maicon é provocador, gosta de provocar”, disse o juiz, antes de ampliar:
“Aquele discurso veio pronto do vestiário. Para dar uma desestabilizada. E foi o que aconteceu. Eu nem sou de falar nada durante o sorteio. Mas ali eu disse uma coisa para os dois: ‘Só vou falar uma coisa para vocês dois que são inteligentes: se tiver que chorar uma mãe aqui hoje não vai ser a minha’. E foi aí que o Maicon falou: ‘Só não deixa ele apitar’. E o D’Alessandro reagiu. Ficou naquilo ali, coisas de Gre-Nal”.
Grêmio de Maicon acabou levando a melhor
Passada esta confusão, o Grêmio de Maicon venceu o jogo por 2×1 e se classificou para o mata-mata do Gauchão para pegar o próprio Inter, onde passou de novo e abriu caminho para ser campeão gaúcho do ano de 2018. Este foi o primeiro da série atual de cinco títulos gremistas no estadual do RS.