Mano Menezes? Presidente da CBF dá algumas pistas de quem será o substituto de Tite em 2023

A partir de janeiro, principal entidade do futebol brasileiro escolherá o novo treinador da Seleção

Publicidade

Já sem Tite, a CBF passa a ter novo desafio a partir de agora de definir o novo treinador do Brasil. Nomes como Mano Menezes, Dorival Jr, Fernando Diniz, Abel Ferreira, entre outros, são especulados. Porém, a direção da entidade trata o tema com cautela e só pensa em definir alguma situação a partir de janeiro de 2023, depois das celebrações naturais de fim de ano.

A novidade trazida pelo site GZH, no entanto, é que a CBF já não descarta apostar em um treinador estrangeiro. Assim, o técnico português Abel Ferreira, do Palmeiras, passa a ser mais cotado até pela série de grandes títulos recentes no time paulista, desde Libertadores, passando por Copa do Brasil e chegando no recente Brasileirão.

“É a quadragésima vez que vou falar. É um assunto que só falaremos a partir de janeiro e não entra aqui, só pensamos no futebol”, destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em um dos seus contatos com a imprensa durante a Copa do Mundo.

Tite está fora da Seleção Brasileira – Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Mano Menezes tem chances?

Autor de bom trabalho no Inter em 2022, deixando o time no 2° lugar do Brasileirão, Mano Menezes é um dos nomes ventilados, ainda mais se Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, for confirmado como diretor. Porém, Mano, em todas as suas falas públicas até agora sobre possível convite, não demonstrou grande entusiasmo:

“Gente, estava saindo do banho e queria dizer que o que eu mais gosto no futebol brasileiro é que você acorda e nunca sabe o que vai acontecer no dia. Sabe aquilo de ter uma rotina de trabalho e saber o que vai acontecer? No futebol nunca acontece. Sempre tem uma surpresa. Hoje, o meu amigo Caio Ribeiro, de quem eu gosto muito e respeito muito, resolveu lacrar uma informação em um programa e acabou com meu feriado. Por que você não me ligou? Não ligou para o Mano? Não confirmou essa informação? E aí colocou esse troço no ar e tem um monte de jornalista me ligando. Da próxima vez, nos liga para ver se procede”, disse Camilla Menezes, filha e assessora de Mano Menezes, há algumas semanas, no Instagram, após o ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro dar a informação.

O Inter, por sua vez, mostra ter segurança na manutenção do técnico Mano Menezes para a temporada que vem. Neste sentido, o presidente Alessandro Barcellos respondeu uma pergunta feita pelo jornalista Fabiano Baldasso:

“Eu acredito que o Mano Menezes será o nosso treinador em 2023. A gente iniciou uma relação muito positiva desde a sua chegada. Era um momento que o Inter tinha dificuldades e o Mano estava há algum tempo sem atuar. O Inter entendeu que era um casamento. Precisávamos de um profissional desse perfil. E ele entendia que também precisava do Inter, como ele mesmo já disse algumas vezes. Na minha opinião, como colorado, ele até já deveria ter tido essa oportunidade há mais tempo”, comentou o dirigente.

Tite explica a sua saída

Abalado pela queda nas quartas de final da Copa nos pênaltis para a Croácia, naquela que foi a sua segunda Copa do Mundo consecutiva, Tite deu coletiva e confirmou que está de saída:

“Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe. O ciclo (acabou), como eu tinha colocado anteriormente, já coloquei há mais de um ano e meio. Foi um processo. A Copa anterior (2018) foi um processo de recuperação de formação da equipe e agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês fazem a avaliação, está à mostra”, comentou.

Veja mais algumas notícias da fase atual do Inter de Mano Menezes: