Conmebol simula sorteio das chaves da Libertadores e “coloca” Grêmio no grupo do Libertad

Estreia gremista na competição está prevista para a primeira semana de abril

Publicidade

O Grêmio conhece na noite desta segunda-feira, a partir das 20h, os seus adversários na fase de grupos da Libertadores. No Paraguai, a Conmebol realizará a cerimônia do sorteio das chaves e já preparou uma simulação na véspera, colocando o tricolor gaúcho ao lado dos seguintes times neste teste: Libertad, do Paraguai, Talleres, da Argentina, e Cobresal, do Chile, de acordo com informações do portal GZH.

Pelos critérios estabelecidos pelo ranking de clubes da Conmebol, o Grêmio necessariamente estará no Pote 1 e será um dos cabeças de chave da edição de 2024 da Libertadores. Isso tira todos os brasileiros do caminho gremista na primeira fase, exceto ao Botafogo, que veio da fase prévia e está no Pote 4, podendo ser sorteado em qualquer chave sem restrição.

A direção do Grêmio viajou em peso ao Paraguai para acompanhar de perto o sorteio das “bolinhas”. Estarão presentes no evento o presidente Alberto Guerra, o vice-presidente de futebol Antônio Brum e o executivo de futebol Luís Vagner Vivian. Antes dos grupos da Libertadores serem sorteados, haverá a definição das chaves da Copa Sul-Americana com a participação do Inter.

Grêmio
Direção do Grêmio está no Paraguai – Foto: Reprodução/YouTube

As divisões oficiais por potes dos times da Libertadores

POTE 1: Fluminense, Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo, LDU de Quito
POTE 2: 
Atlético Mineiro, Independiente Del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona, Bolívar, Junior Barranquilla
POTE 3:
 San Lorenzo, The Strongest, Universitário, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios, Talleres
POTE 4: 
Caracas, Liverpool, Huachipato, Cobresal, Botafogo, Palestino, Colo-Colo, Nacional

Grêmio fará a sua estreia longe da Arena

Segundo relato do jornalista Geison Lisboa, da Rádio Gaúcha, o Grêmio deverá fazer a sua primeira partida na fase de grupos fora de casa contra um dos times do Pote 3. Que são eles: San Lorenzo, Rosário Central, Talleres, Universitário, Alianza Lima, The Strongest, Deportivo Táchira, Millonarios.

Para efeito de curiosidade e “coincidência positiva”, o Grêmio também fez a estreia fora de casa na última vez que foi campeão do badalado e lucrativo torneio continental. Foi em 2017, na Venezuela, ao bater o Zamora por 2×0 com gols de Léo Moura e Luan, de pênalti.

Datas preocupam o Grêmio

O que desde já preocupa a direção e a comissão técnica do Grêmio é a data de estreia na Libertadores de 2024. O calendário aponta que a primeira rodada da fase de grupos será na semana do dia 3 de abril, ou seja, entre as duas finais do Gauchão.

No sábado, o tricolor largou bem na semifinal ao vencer o Caxias pelo placar de 2×1 no Estádio Centenário com gols de Franco Cristaldo e Diego Costa. A volta acontecerá na terça-feira que vem, na Arena, a partir das 21h, com o Grêmio podendo até empatar para ir à final. A outra semi tem Inter x Juventude, que empataram em 0x0 na ida neste domingo no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul.

Transmissão do sorteio da Libertadores

A ESPN Brasil, o Paramount e o ge.globo anunciam a transmissão ao vivo do sorteio da fase de grupos da Libertadores a partir das 20h desta segunda-feira.

LEIA MAIS:

Ajude o Rio Grande do Sul – Doe pelo PIX – CNPJ: 92.958.800/0001-38

Ajude o Rio Grande do Sul
Chave PIX - CNPJ: 92.958.800/0001-38 Instituição: Banrisul Nome: SOS Rio Grande do Sul

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas