Depois de empatar em 0x0 com o Juventude na partida de ida da semifinal do Gauchão neste domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Inter conhecerá nesta noite os rivais da chave na Copa Sul-Americana. A partir das 20h, a Conmebol sorteará os times e o colorado saberá o caminho inicial no torneio continental, mas este, no momento, não é o principal foco do elenco.
Na saída de campo do jogo de domingo em Caxias, o lateral-esquerdo Renê foi perguntado sobre a “Sula” e admitiu que o foco do grupo está muito mais na reta final do Gauchão do que neste sorteio:
- Postura do Grêmio após a partida de sábado chama a atenção do Inter: “Não é várzea”
- Roger vê Juventude superior ao Inter e critica arbitragem: “Errou demais contra o nosso lado”
“Sempre que puder pegar um time que vamos viajar menos é melhor para a gente, mas acredito que ninguém está focado muito nesse sorteio por conta da semifinal do Gauchão. A gente está há muito tempo sem vencer e vamos lutar por todos os campeonatos. Passou a Copa do Brasil e agora o foco é no Gauchão. Depois, quando chegar a Sul-Americana, vamos ver quem está melhor, quem está bem de perna e vamos entrar sempre para dar o nosso melhor”, disse Renê, em declaração recuperada por GZH.
“É sempre bom quando temos uma semana para trabalhar. Agora a gente vai poder ter um descanso com uma folga. É esfriar a cabeça, relaxar, recuperar aqueles que estão com algumas dores e voltar firme”, ampliou Renê.
A Sul-Americana para o Inter
Caso supere o Juventude no jogo de volta da próxima segunda-feira, dia 25, às 21h30, em casa, o Inter fará a estreia na Sul-Americana na semana do dia 3 de abril, entre os dois jogos da final do Gauchão, que poderá ser Gre-Nal – no sábado, o tricolor venceu o Caxias por 2×1 fora de casa e abriu uma interessante vantagem para o duelo da Arena.
Já para a Sul-Americana, o Inter poderá utilizar novamente o volante Fernando e o atacante Rafael Borré, que fizeram suas estreias na recente vitória de 2×0 sobre o Nova Iguaçu, em Brasília, pela partida única da segunda fase da Copa do Brasil. Além deles, o lateral-esquerdo Alexandro Bernabei e o volante Thiago Maia também ficam liberados para a “Sula”.
Na história, o Inter tem apenas um título da Sul-Americana, que foi vencido no ano de 2008 na decisão diante do Estudiantes, da Argentina, no Beira-Rio. A última vez que o colorado participou foi em 2022, parando nas quartas de final nos pênaltis para o Melgar, do Peru, em Porto Alegre.
Mano Menezes dirigia o Inter na queda para o Melgar – Foto: Divulgação/InterA regra do torneio
Da mesma maneira que foi em 2023, a Sul-Americana manterá uma novidade no regulamento, que é o playoff entre os 2°s colocados das chaves contra os 3°s colocados dos grupos da Libertadores. Os vencedores destes confrontos entram nas oitavas da competição contra os 1°s colocados de cada chave do torneio.
Divisões por potes da Copa Sul-Americana de 2024
POTE 1:
- Boca Juniors
- Athletico
- Internacional
- Racing
- Corinthians
- Defensa y Justicia
- Cruzeiro
- Lanús
POTE 2:
- Fortaleza
- Argentinos Juniors
- Independiente Medellin
- Delfin
- Danubio
- Metropolitanos
- Union La Calera
- Coquimbo Unido
POTE 3:
- César Vallejo
- Sportivo Luqueño
- Cuiabá
- Nacional Potosi
- Belgrano
- Racing Montevideo
- Universidad Católica ou Técnico Universitário
- Sportivo Ameliano
POTE 4:
- Alianza Petrolera
- Royal Tomayapo
- Deportivo Garcilaso
- Rayo Zuliano
- Bragantino
- Always Ready
- Trinidense
- Nacional
DATAS PREVISTAS:
- Fase de grupos: entre 3 de abril e 29 de maio
- Playoff: 17 e 24 de julho
- Oitavas: 14 e 21 de agosto
- Quartas: 18 e 25 de setembro
- Semifinais: 23 e 30 de outubro
- Final: 23 de novembro