Últimas do Gre-Nal 441: decisão sobre o VAR, polêmica extracampo e possíveis escalações

Faltando dois dias para o clássico, saiba quais são as principais informações

Publicidade

Apesar da possibilidade de inclusão do VAR ter sido alimentada nas últimas horas, o Gre-Nal 441 não terá o recurso da tecnologia a serviço do árbitro de campo Anderson Daronco. A situação foi confirmada pelo presidente colorado Alessandro Barcellos durante entrevista nesta sexta-feira – o Grêmio também era favorável à entrada do VAR nesta partida.

“Nós fizemos uma solicitação para FGF, mas recebi um email há pouco dizendo que não será possível ter o VAR no Gre-Nal. Nós e o Grêmio tentamos, falamos com a FGF. Infelizmente não será possível contar com o VAR”, lamentou Barcellos à Rádio Guaíba.

O regulamento estipulado antes do Gauchão definiu que nenhuma partida da fase classificatória teria a utilização do VAR. Mas, a partir das quartas de final, já que os oito melhores da primeira fase avançam, a tecnologia estará à disposição dos árbitros.

Polêmica extracampo

Como mostramos com mais detalhes nesta reportagem aqui, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) solicitou abertura de investigação de uma postagem da página de torcedores do Inter, “Discípulos de Rao”, substituindo o escudo do Grêmio por uma suástica, que é o conhecido símbolo nazista.

De acordo com o portal GZH, “a denúncia foi enviada para a Promotoria Criminal e a promotora Claudia Lenz recebeu a notícia de fato nesta sexta-feira (23), encaminhando-a para a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância para instauração de inquérito”.

A página “Discípulos de Rao”, que já não está mais no ar no Twitter, colocou a suástica no lugar do símbolo do Grêmio em um convite para churrasco no Parque Marinha, domingo, antes do Gre-Nal do Beira-Rio pela fase inicial do Gauchão.

Últimas do Gre-Nal 441: decisão sobre o VAR, polêmica extracampo e possíveis escalações

Possíveis escalações para este Gre-Nal

Como de costume, a preparação dos dois times vai sendo marcada pela privacidade nos respectivos CTs, sem indicações claras de escalação. No Inter, uma das dúvidas é sobre o aproveitamento do goleiro uruguaio Sergio Rochet, que ainda não entrou em campo em 2024 por conta de dores na região torácica. Se ainda não voltar, o jovem Anthoni fará o primeiro Gre-Nal no profissional colorado.

Na zaga, Robert Renan surge como favorito caso Gabriel Mercado não tenha condições pelas dores que vem apresentando no joelho esquerdo desde o último jogo. Do meio para frente, a dúvida é na parte tática, entre Lucas Alario ou Mauricio.

Do lado do Grêmio, há um suspense maior por parte do técnico Renato Portaluppi inclusive com possível mudança de esquema e acréscimo de mais um volante, que seria Du Queiroz. Substituído nos últimos jogos em casa no intervalo, o meia argentino Franco Cristaldo corre o risco de perder vaga como titular. No ataque, a expectativa é de uma possível estreia do centroavante Diego Costa, contratado para ser o substituto de Luis Suárez.

Provável Inter: Anthoni (Sergio Rochet); Fabricio Bustos, Vitão, Mercado (Robert Renan), Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Mauricio (Alario), Alan Patrick, Wanderson; Enner Valencia.

Provável Grêmio: Agustín Marchesín; João Pedro, Pedro Geromel (Rodrigo Ely), Kannemann, Reinaldo; Villasanti, Pepê, Du Queiroz (Cristaldo); Pavón, João Pedro Galvão (Diego Costa) e Gustavo Nunes.

LEIA MAIS: