InícioInter

Justiça rejeita pedido de Maripán e defesa usa certificado do Inter

Documento assinado por Felipe Dallegrave foi apresentado pela defesa do zagueiro colorado

Continue lendo após o anúncio

A Justiça chilena rejeitou o pedido apresentado pela defesa de Guillermo Maripán para que o zagueiro do Inter participasse por videoconferência de uma audiência marcada para quarta-feira, 30 de setembro. Com a decisão, o jogador deverá comparecer presencialmente ao Centro de Justiça de Santiago, no Chile.

A solicitação buscava permitir que Maripán permanecesse no Brasil durante o período. Segundo a Cooperativa, a defesa argumentou que o jogador mora e trabalha no exterior e que o deslocamento provocaria uma interrupção em suas atividades profissionais.

Para sustentar o pedido, foi anexado ao processo um certificado do Inter assinado pelo diretor de futebol Felipe Dallegrave. O documento informa que, em 30 de setembro, Maripán estaria submetido à rotina habitual de treinamentos e preparação esportiva em Porto Alegre.

+ Inter tem avanço de Rochet e Calebe durante a Data FIFA; veja o cenário

Tribunal mantém presença de Maripán no Chile

O Ministério Público chileno e a parte querelante se opuseram à participação remota. Ao analisar a solicitação, a juíza Mariana Leyton Andaur entendeu que a videoconferência possui caráter excepcional e manteve a necessidade de comparecimento presencial para a audiência.

O compromisso de Maripán com a Justiça chilena durante a Data FIFA já estava marcado para 30 de setembro. A novidade é a decisão posterior do tribunal rejeitando expressamente a alternativa de participação desde o Brasil e a revelação de que a defesa apresentou um documento emitido pelo Inter.

A audiência está relacionada a uma investigação no Chile sobre suposta divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento. A etapa prevista para quarta-feira é chamada de formalização da investigação. Pela legislação chilena, trata-se do momento em que o Ministério Público comunica formalmente ao investigado, diante do juiz de garantia, os fatos que estão sendo apurados. A formalização não equivale a condenação.

Do ponto de vista esportivo, a decisão deverá retirar Maripán de parte da programação colorada nesta semana, justamente em um período utilizado por Eduardo Baptista para implementar seu trabalho. O Inter não joga durante a Data FIFA e só retorna ao Brasileirão em 7 de outubro, contra o Corinthians, no Beira-Rio.

A programação de viagem e de retorno do defensor ainda será relevante para a comissão técnica. Como a audiência ocorrerá uma semana antes da retomada do campeonato, haverá margem no calendário para que Maripán volte a Porto Alegre antes da partida, dependendo da agenda definida após o compromisso judicial.

Publicidade

Artigos relacionados