Foi o Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, que derrubou a invencibilidade de Tite no comando do Flamengo em jogo realizado nesta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre pelo Brasileirão. E por méritos do tricolor gaúcho, segundo análise feita pelo treinador rubro-negro durante a sua coletiva de imprensa.
Na visão de Tite, o Grêmio conseguiu ser “efetivo” no segundo tempo a partir das substituições de Renato, que mudou especialmente o setor de ataque. Os três gols da vitória gremista de virada por 3×1 saíram do banco: Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique.
- Com Marcos Braz e fotógrafos, zona mista da Arena tem confusão antes de Grêmio x Flamengo
- Renato vê vitória “emocionante” contra o Flamengo e revela reunião com a direção do Grêmio
“No segundo tempo, estávamos com volume, criando oportunidades não tão contundentes, mas com o domínio do jogo. O Renato foi feliz porque acelerou o time, botou a garotada para acelerar. Nessa primeira jogada de infiltração central, o Ferreira teve essa característica. Entrou e finalizou no gol de empate. Tem méritos, claro, o adversário. Ele acelerou a equipe, mas o Flamengo não se surpreendeu. Ele buscou, queria o segundo gol”, disse Tite, antes de descartar que tenha sido um “acidente” a virada gremista:
“Não (acidente). Ele tem uma causa, tem uma análise a ser feita. Antes, coloquei o aspecto. Quando toma o gol, tem que ter absorver. Tem de ter a naturalidade e maturidade para seguir com desempenho. O Grêmio foi efetivo nas oportunidades que teve. Isso também conta para o jogo. Nós estávamos a mercê, faltou um pouco de contundência para buscar. Dominávamos o jogo para buscar e fazer segundo o gol para ter mais tranquilidade”.
Tite evita falar em briga por título
Na continuidade de sua coletiva, Tite não quis projetar uma eventual briga por título e reforçou que o objetivo do Flamengo, agora em 4° com 50 pontos, é conquistar uma vaga direta à fase de grupos da próxima Libertadores:
“Quando eu assumi, do segundo ao nono colocado estava assim e há um equilíbrio muito forte. A busca foi, desde o início, da (vaga na) Libertadores direta e há concorrência muito forte”, encerrou.