Inter surpreende e encaminha contratação do lateral-direito Mário Fernandes, crava jornalista

Lateral-direito naturalizado russo havia pedido liberação do CSKA no último ano por período indeterminado

Publicidade

Quando a sexta-feira parecia terminar de forma tranquila para a torcida do Inter, o jornalista Vagner Martins trouxe uma verdadeira bomba. Segundo ele, a direção colorada acertou por um ano a contratação do lateral-direito brasileiro naturalizado russo, Mário Fernandes de 32 anos.

A busca por um novo lateral do lado direito era um dos focos da direção colorada no mercado. No momento, Fabricio Bustos é o titular absoluto da função sem ter um reserva imediato, já que Weverton não foi comprado e deixou o clube de volta ao Bragantino.

Até o momento, a direção colorada não se pronunciou envolvendo a contratação ou não de Mário Fernandes que disputou a Copa do Mundo de 2018 pela Rússia. Pouco antes da informação de Vagner Martins, o portal Globoesporte.com também repercutiu o interesse do Inter, sem cravar. Conforme apurou o ge, a tendência é que o jogador rescinda o vínculo com o CSKA e retorne ao Brasil com um contrato de um ano com o Inter.

Weverton retornou ao Bragantino após disputar apenas 45 minutos pelo clube gaúcho em pouco mais de três meses de Beira-Rio. Bustos é o titular da posição, mas o Inter não tem outro jogador no grupo para a função.

No Inter? Mário Fernandes havia dado pausa na carreira

Ao longo de 2022, o Grêmio tentou repatriar Mário Fernandes, mas ouviu do jogador o desejo de dar uma parada na carreira. Ele conseguiu liberação do CSKA e voltou ao Brasil para ficar mais tempo com familiares. O Santos, sem sucesso, também tentou a sua contratação.

Entenda por que o Grêmio não se antecipou ao Inter na busca pela contratação de Mário Fernandes

O que diz o site wikipedia sobre Mário Fernandes?

“Ainda nos juniores da equipe paulista, foi comprado pelo Grêmio em janeiro do ano de 2009, obrigando-o a se mudar de estado e morar em Porto Alegre. Mário sempre foi conhecido por sua timidez pessoal, não saia para muitas festas. Porém, sempre foi dedicado aos treinos, arrancando elogios do técnico Julinho Camargo e sendo aposta para subir meses depois ao time profissional da equipe gaúcha.

No dia 16 de março do mesmo ano, virou notícia no estado inteiro por seu sumiço da delegação do time e encontrado 10 dias depois em um aeroporto da cidade de São Paulo. Segundo o pai e o próprio jogador, Mário estaria com saudades da família e dificultando-se para a adaptação em outra cidade.

Ganhou a primeira oportunidade do técnico Paulo Autuori tendo a responsabilidade de jogar improvisado na lateral direita o Grenal que comemorava os 100 anos de rivalidade dos clubes gaúchos. Fazendo uma atuação destacada, foi responsável por anular o atacante colorado, Nilmar.

Também marcou presença no ataque do adversário, fazendo belas jogadas e sendo aplaudido ao fim do jogo pela torcida por sua ótima atuação. Nesse jogo, o Grêmio venceu o Internacional por 2–1 em jogo realizado no Estádio Olímpico Monumental, válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Ao logo do ano, disputou 19 jogos da competição nacional, sendo 18 deles começando como titular.

Chegou a atuar de volante em alguns jogos do Grêmio em 2009, sendo um jogador bastante proveitoso e logo cedo no profissional, já chamando a atenção de alguns clubes do exterior, entre eles, os campeões da UEFA Champions League, FC Porto de Portugal e a Internazionale de Milão de Portugal e Itália, respectivamente. É comparado por muitos comentaristas e especialistas do futebol como o sucessor do zagueiro Lúcio, capitão da seleção brasileira de futebol nesse ano e Campeão Mundial no ano de 2002.

No mês de dezembro, foi um dos titulares utilizados no decisivo jogo contra o Flamengo, sua atuação foi a melhor da equipe e no final da partida, foi considerado um dos homens do jogo.

Na final do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2010, jogou a partida inteira na zaga ao lado de Rodrigo. Foi fundamental ao marcar o atacante Walter, jogo que o Grêmio derrotou o Internacional no Estádio Beira Rio por 2–0. No jogo de volta, realizado no Estádio Olímpico, sua equipe perdeu por 1–0, mas na soma dos resultados, o tricolor acabou sagrando-se campeão da competição. Foi o primeiro título expressão de Mário Fernandes, que atuou 16 partidas e marcou um gol contra o Esportivo de Bento Gonçalves ainda no começo do torneio.

No começo do Campeonato Brasileiro de Futebol, devido a grande fase juntamente com o atacante Neymar, do Santos, dividiam a posição de melhor revelação do futebol brasileiro do ano.

Porém, mesmo com a ótima fase, seu 2010 acabou não terminando como Mário planejava. Devido a uma lesão no ombro direito enquanto jogava um Grenal na cidade de Erechim, teve que ser submetido a uma cirurgia no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Participou dos jogos do Grêmio da Copa do Brasil de Futebol machucado, porém contra o Avaí, em Florianópolis, voltou a sentir dores e ficou meses afastado.

Voltou a jogar uma partida oficial somente no mês de outubro, mas não repetiu as mesmas atuações devido a falta de ritmo. No Brasileiro, disputou apenas duas partidas, competição a qual sua equipe ficou em quarto lugar, garantindo vaga para a Copa Libertadores da América. Com a sua ausência, foi contratado para seu lugar, o lateral direito Gabriel que estava jogando pelo Panathinaikos da Grécia.

Começou o ano de 2011 pouco relacionado nos jogos da Libertadores, perdendo espaço para Gabriel na lateral direita e para os zagueiros Paulão e Rodolfo. Com isso, disputou alguns jogos do Campeonato Gaúcho de Futebol, competição onde o Grêmio se sagrou campeão do primeiro turno ao derrotar novamente no Estádio Olímpico Monumental o SER Caxias. Após um empate em 2×2 no tempo normal, vitória por 4×2 nas cobranças de pênaltis. No campeonato estadual, jogou 16 partidas e marcou um gol.

Nesse mesmo ano, com a troca de treinadores e Celso Roth assumindo o cargo, Mário Fernandes virou titular absoluto, o que não se tinha visto muito na era Renato Portaluppi. Se destacou em jogos importantes, como o Grenal que levantou o moral da equipe após derrotas e chegar a ser candidato a rebaixamento. Também foi fundamental ao marcar Ronaldinho Gaúcho no reencontro do craque com a torcida do Grêmio após as polêmicas no começo do ano do jogador preferir o Flamengo ao clube gaúcho.

Sua velocidade, presença ofensiva e criação de jogadas pelo lado direito chamou a atenção do técnico Mano Menezes que o passou a observar e chamou para disputar as partidas do Superclássico das Américas contra a Argentina no dia 5 de setembro, e no dia 22 de setembro. No Campeonato Brasileiro de Futebol, jogou 33 partidas, marcou 1 gol e deu 7 assistências.

Esteve cotado para estar presente no Prêmio Craque do Brasileirão de 2011 entre os melhores laterais direitos da competição, para muitos a sua ausência na lista dos três melhores do Brasileirão 2011 foi uma represália por parte da CBF, já que Mário se negou a defender a seleção em setembro contra a Argentina. Nas últimas semanas do ano o nome de Mário esteve vinculado a uma possível transferência para o poderoso Real Madrid, tanto que o jogador foi capa do jornal espanhol Marca por dois dias seguidos.

Na 1ª rodada do Campeonato Gaúcho de 2012, Mário Fernandes foi o único jogador do Grêmio presente na seleção da rodada. No Clássico Grenal disputado em 5 de fevereiro, válido pela 5ª rodada, Mário Fernandes que estava sendo o principal jogador do Grêmio no 1º tempo, sofreu uma falta violenta e na queda machucou o ombro direito, com isso deve desfalcar o Grêmio de 3 a 4 semanas. No dia 7 de março, foi divulgada um relatório da Pluri consultoria revelando os 25 jogadores mais valiosos da copa do Brasil 2012, Mário Fernandes foi considerado o 6º jogador mais caro, avaliado em 15,3 milhões de reais.”

Veja mais algumas notícias da fase atual do Inter:

Ajude o Rio Grande do Sul – Doe pelo PIX – CNPJ: 92.958.800/0001-38

Ajude o Rio Grande do Sul
Chave PIX - CNPJ: 92.958.800/0001-38 Instituição: Banrisul Nome: SOS Rio Grande do Sul