InícioGrêmio

Grêmio tem mudança de última hora em reunião sobre crédito bilionário

Encontro com clubes e ministros seria nesta terça; nova data ainda será comunicada

Continue lendo após o anúncio

O Grêmio não terá mais representante em Brasília nesta terça-feira (29) para a reunião que discutiria medidas financeiras para os clubes brasileiros. O Ministério do Esporte comunicou à CBF o adiamento do encontro, anteriormente marcado para as 15h, e ainda não definiu uma nova data.

O Tricolor havia indicado o CEO Alex Leitão para representar o clube. Entre os temas previstos estava a discussão de uma linha de crédito que pode alcançar R$ 20 bilhões, apresentada como alternativa para reorganização de passivos e redução do custo financeiro de dívidas dos clubes.

O adiamento representa uma mudança direta no planejamento divulgado na segunda-feira. Além dos clubes, estavam previstos representantes da CBF, das federações estaduais e de diferentes áreas do Governo Federal.

+ Grêmio decide realizar amistoso antes de enfrentar o Remo pelo Brasileirão

Governo explica adiamento da reunião que teria o Grêmio

Em ofício enviado ao presidente da CBF, Samir Xaud, o ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, atribuiu o adiamento a questões logísticas. Segundo a comunicação, o curto intervalo entre a convocação e a realização da reunião, somado aos horários disponíveis de voos, poderia reduzir a presença de dirigentes.

A intenção informada pelo ministério é remarcar o encontro com antecedência suficiente para aumentar a participação dos clubes e das federações. Até a manhã desta terça-feira, entretanto, não havia uma nova data confirmada.

Nos bastidores, o adiamento ocorre também em meio à reação de dirigentes à recente decisão do Governo Federal envolvendo as casas de apostas. Veículos nacionais relataram que representantes de alguns clubes discutiam esvaziar a reunião. Essa articulação, porém, não foi apresentada pelo Ministério do Esporte como justificativa oficial para a mudança.

+ Grêmio manda CEO a Brasília para reunião que pode mexer nas dívidas do clube

O Grêmio tem interesse direto no debate financeiro. O clube enfrenta um cenário de passivos elevados e já aderiu ao sistema de plano coletivo de dívidas da CNRD. A medida passou a exigir autorização para determinados registros de atletas enquanto o processo de reorganização financeira estiver em andamento.

A discussão ocorre ainda depois de o Grêmio aderir ao movimento nacional dos clubes sobre o impacto das mudanças envolvendo as bets. O tema ganhou importância adicional para o Tricolor após o clube fechar recentemente um novo acordo de patrocínio no setor.

A possível linha de crédito, porém, segue apenas em fase de discussão. O adiamento da reunião não significa cancelamento do projeto nem aprovação de qualquer financiamento ao Grêmio. A próxima mudança concreta dependerá da definição de uma nova data e do avanço das conversas entre governo, CBF, federações e clubes.

+ Justiça toma decisão sobre pedido da PF envolvendo Geromel, ídolo do Grêmio

Publicidade

Artigos relacionados