Grêmio e Huachipato se estranharam na última vez que jogaram; relembre a explicação de Luxemburgo

Técnico Vanderlei Luxemburgo chegou a cair no chão na confusão no Chile

Publicidade

O sorteio realizado da fase de grupos da Libertadores na última segunda-feira colocou um velho conhecido no caminho do Grêmio. Exatos 11 anos depois, o Huachipato, do Chile, voltará a enfrentar o tricolor e tentará manter o retrospecto de não ter perdido para o rival gaúcho na competição de 2013 – venceu na Arena por 2×1 logo na estreia e ficou no 1×1 em casa posteriormente.

Só que este empate no Chile, na época, serviu para o Grêmio avançar às oitavas de final junto com o Fluminense no mesmo grupo. Depois do empate, atletas e membros do staff do Huachipato se irritaram e entraram em atrito com os gremistas. Em campo, antes de se dirigir ao vestiário, o treinador gremista da época, Vanderlei Luxemburgo, correu para fugir da briga e chegou a cair no gramado perto de policiais.

“Foi uma confusão desnecessária. Fui cumprimentar o árbitro, é normal. Às vezes, vou reclamar, mas hoje fui cumprimentar. O assistente deles chegou e falou para mim: ‘Hoje você não está reclamando como você reclamou lá?’. Ele foi se aproximando de mim, percebi que ficou nervoso, comecei a correr, vi que ele queria uma confusão. O treinador também veio chegando. Não entendi o motivo dessa agressividade. Vim correndo para entrar no túnel. Quando fui entrar, fecharam o túnel, e eu escorreguei. Tomei uns pisões dos policiais, me atropelaram. Um jogador deles me agrediu, mas não vi quem”, declarou Luxa, na ocasião.

Naquela noite, o Grêmio atuou com Dida; Pará, Werley, Bressan e André Santos; Adriano (Alex Telles), Souza, Fernando e Zé Roberto; Vargas (Welliton) e Barcos (Kleber). Porém, a participação gremista na Libertadores após toda esta confusão só duraria mais dois jogos. Nas oitavas de final, o time acabou sendo eliminado pelo Santa Fé, da Colômbia, após vencer na Arena por 2×1 e perder fora por 1×0.

Grêmio contratou centroavante do Huachipato

Autor de um dos gols da vitória de 2×1 na Arena, na abertura da fase de grupos daquela Libertadores, o centroavante uruguaio Braian Rodriguez seria contratado pelo Grêmio no começo de 2015. Sem sucesso, não conseguiu dar o retorno esperado nem ser o substituto ideal após as saídas de Barcos e Marcelo Moreno.

A agenda de jogos do Grêmio na Libertadores de 2024

  • The Strongest x Grêmio – 2 de abril, terça, às 21h, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia – Onde assistir: Paramount
  • Grêmio x Huachipato – 9 de abril, terça, às 19h, na Arena, em Porto Alegre – Onde assistir: Paramount
  • Estudiantes x Grêmio – 23 de abril, terça, às 19h, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina – Onde assistir: ESPN / Star+
  • Huachipato x Grêmio – 8 de maio, quarta, às 19h, no Estádio Huachipato, em Talcahuano, no Chile – Onde assistir: ESPN / Star+
  • Grêmio x Estudiantes – 15 de maio, quarta, às 19h, na Arena, em Porto Alegre – Onde assistir: Paramount
  • Grêmio x The Strongest – 29 de maio, quarta, às 19h, na Arena, em Porto Alegre – Onde assistir: ESPN / Star +

LEIA MAIS NOTÍCIAS GREMISTAS:

Ajude o Rio Grande do Sul – Doe pelo PIX – CNPJ: 92.958.800/0001-38

Ajude o Rio Grande do Sul
Chave PIX - CNPJ: 92.958.800/0001-38 Instituição: Banrisul Nome: SOS Rio Grande do Sul

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas