Durante a coletiva de imprensa do presidente da FGF, Luciano Hocsman e do chefe de arbitragem Leandro Vuaden, torcedores do Grêmio protestaram pendurando faixas em frente à sede da entidade. Termos e frases como “VARgonha”, “FGF $” e “Vocês têm medo do Grêmio?” foram vistos e registrados pela imprensa presente na cobertura.
O repórter Bruno Abichéquer, da Rádio Gre-Nal, publicou em suas redes sociais fotos e vídeos desse protesto – em um deles, um funcionário da federação aparece retirando as faixas que foram ali deixadas por torcedores gremistas mais cedo.
Torcedores gremistas colocam faixas em frente à sede da FGF. “VARgonha”, “FGF $” e “Vocês tem medo do Grêmio?” pic.twitter.com/5T9m4Jctn8
— Bruno Abichéquer (@brunoabichequer) February 25, 2025
Spoiler do que teremos no VLOG DO PAIZINHO no canal do Bruno Abichéquer pic.twitter.com/162sOoCjd3
— Bruno Abichéquer (@brunoabichequer) February 25, 2025
A manifestação da torcida gremista ocorre dias depois da vitória de 2×1 sobre o Juventude, na Arena, com gols de Braithwaite e Olivera. Mesmo com o triunfo na ida da semifinal do Gauchão, o tricolor saiu revoltado de campo pela não marcação de um pênalti em Monsalve no primeiro tempo. No dia seguinte, o presidente Alberto Guerra concedeu entrevista falando em “assalto” e campeonato “manchado”.
FGF atende parcialmente demanda do Grêmio
Já há algum tempo, o Grêmio defende que a arbitragem desta reta final de campeonato seja toda ela de fora do Rio Grande do Sul. Mas, nesta terça, a FGF resolveu atender apenas parcialmente essa demanda comunicando que os árbitros do VAR, a partir de agora, serão de outros estados.
“Diante do clima bélico, eu preciso, como responsável e mediador, tomar atitude. Não tinha nenhuma intenção de fazer isso, mas, diante desse clima perigoso, nos faz não ter alternativa a não ser ter arbitragem de VAR de fora do Rio Grande do Sul. Para acalmar o que está acontecendo aqui. É dolorido para mim. Pela confiança que eu tenho e segurança que eu tenho no comprometimento do árbitros gaúchos. Mas, pensando em arrefecer os ânimos, faremos isso”, justificou Hocsman.
O Grêmio, tendo a vantagem do empate, reencontra o Juventude neste sábado, 16h30, em Caxias do Sul. Já o Inter pode até perder por um gol de diferença para o Caxias, no mesmo dia, em casa, às 21h30.