Renato cita o Inter ao criticar FGF e indicar planejamento diferente para o Gauchão de 2024

Técnico Renato Portaluppi citou o maior rival em coletiva dada nesta quinta-feira

Publicidade

Com previsão de início entre os dias 20 e 22 de janeiro, o Gauchão de 2024 ainda nem começou, mas já está causando certa polêmica a partir das palavras do técnico Renato Portaluppi nesta quinta-feira. Depois da vitória de 2×1 do Grêmio sobre o Goiás, em resultado que garantiu o seu time na Libertadores, o treinador gremista citou até o Inter para “encorpar” a sua reclamação e sugerir a entrada dos garotos da base no estadual:

“É botar os garotos para jogar. Quem muito quer, nada tem. E não é só o Grêmio, é o Inter também. Porque os times do interior têm mais tempo para trabalhar, então, quanto antes começar o campeonato, melhor para eles. Estão com ritmo e treinam por uns dois meses. O Grêmio tem 10 dias para treinar tudo. Como faz isso? Aí você coloca o jogador e machuca o jogador. E não vão render, mas a cobrança vem. Aí, daqui a pouco, você perde o jogador para o Gauchão e também para a Libertadores”, declarou.

“Quem manda é o presidente, mas a minha sugestão é colocar os garotos e esquecer o estadual. Se preocupar com a Libertadores. Até a FGF ter o bom senso de sentar, trocar ideias e conversar com Grêmio e Inter. A gente está cansado de saber das lesões, das cobranças, de não render. A minha sugestão é tirar alguns garotos da Taça São Paulo, deixar aqui treinando e começa o estadual com eles. E prepara a equipe para a Libertadores”, acrescentou Renato.

Conforme indicado pela FGF, o Gauchão de 2024 tem início previsto para o dia 20 de janeiro e a final para o dia 7 de abril. Informalmente, o primeiro Gre-Nal está marcado para o Beira-Rio entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O atual hexacampeão, Grêmio, estreia fora de casa contra o Caxias e o colorado recebe o Avenida – a rodada inicial será de 20 a 22 de janeiro.

Gauchão
Evento de definição do Gauchão nesta semana ocorreu no auditório da FGF | Foto: Vinicio Martins / FGF

Gauchão tem mudança de fórmula

Em relação às últimas edições, o próximo Gauchão terá apenas uma mudança mais significa, com oito dos 12 times da primeira fase se classificando ao mata-mata. Haverá quartas de final em jogo único na casa do time de melhor campanha e posteriormente semi e final em dois jogos.

Também ficou definido por unanimidade que o VAR (árbitro de vídeo) será utilizado a partir dos jogos de quartas de final. Os dois últimos da primeira fase serão rebaixados à Divisão de Acesso de 2025.

Renato fica?

Resta saber se Renato estará disputando o Gauchão com o Grêmio em 2024, já que, novamente, ele adotou tom de mistério na última coletiva ao ser perguntado do futuro:

“Essa questão (sobre seguir no Grêmio) tem que perguntar para o presidente. Eu nunca disse que queria sair do Grêmio, mas tem coisas que temos que conversar ainda. Eu sigo focado e com a cabeça nesses dois jogos que ainda temos”, afirmou Renato.

Leia mais notícias do Grêmio:

Entre no canal do WhatsApp do Zona Mista e receba notícias do Grêmio em tempo real. (Clique Aqui)