Grêmio amplia leque de opções e faz sondagem por jogador do Cuiabá para 2023

Direção do Grêmio, comandada por Alberto Guerra, segue trabalhando para dar reforços a Renato Portaluppi

Publicidade

No ano que marca o seu esperado retorno à Série A do Brasileirão, o Grêmio está decidido a fazer contratações para várias posições no sentido de reformular e qualificar o elenco. A nova direção comandada por Alberto Guerra não gostou do desempenho do plantel em 2022 e por isso admite a mudança de fotografia do grupo para o próximo período. Assim, embora nenhum anúncio tenha sido feito até o momento, novos jogadores são esperados para 2023.

Nesta terça-feira, o portal Globoesporte.com repercutiu uma sondagem feita por dirigentes do Grêmio ao volante e meio-campista Pepê (na foto, com a camisa 8), que atua no Cuiabá já há dois anos e foi titular absoluto do time desde a chegada, ajudando o clube a se manter na Série A por duas temporadas consecutivas.

A direção do clube mato-grossense evita falar em negociação, mas confirma que o jogador de 24 anos tem multa rescisória prevista no contrato, que vai até a temporada de 2024. Assim, por óbvio, o Grêmio teria de deixar uma compensação financeira ao Cuiabá para ter o atleta em seu plantel.

Para o setor de meio de campo, o Grêmio segue contando com Villasanti, Bitello e Lucas Leiva, além dos reservas imediatos Thiago Santos, Lucas Silva e Thaciano. O técnico Renato Portaluppi, ao longo de 2022, reclamou da ausência de meias no plantel. E um deles, o colombiano Jaminton Campaz, pode até estar de saída do clube.

Quem está mais perto de chegar ao Grêmio?

Fora Pepê, do Cuiabá, que está apenas no campo da sondagem até o momento, o Grêmio tem outras situações bem encaminhadas. A diretoria, através do novo vice-presidente de futebol Paulo Caleffi, já confirma que o lateral-esquerdo Reinaldo e o meia-atacante argentino Franco Cristaldo estão por detalhes do anúncio oficial.

Além deles, o centroavante paraguaio Isidro Pitta também ruma para um acerto. Nesta segunda-feira, o Grêmio enviou proposta oficial ao Huesca, da Espanha, que é quem detém os diretos do ex-jogador do Juventude. O atacante de 23 anos deverá disputar posição com Diego Souza, cujo novo contrato está perto de ser assinado por produtividade e de período de seis meses.

Centroavante Isidro Pitta está no radar do Grêmio – Foto: Reprodução/Instagram

Renato, vale lembrar, cobrou investimentos da nova direção gremista

Sincero como de costume e fiel ao seu estilo, Renato usou algumas de suas coletivas da reta final da Série B para “cobrar” quem viesse a assumir o Grêmio. Em alguns momentos, o treinador deu a entender que só ficaria – como de fato ficou – se tivesse a certeza de que seria atendido com reforços e investimentos no futebol.

“Para disputar títulos você precisa de um grupo forte. Se alguém falar que o Grêmio não precisa de reforços, esse cara deve ser mágico. O próximo presidente tem que pensar grande, porque o torcedor pensa grande. Tem que pensar grande. Não estou falando que o de fazer loucuras, mas trazer jogadores para fortalecer o grupo. É trazer jogadores que estão acostumados a ganhar. O grupo precisa de reforços”, declarou Renato após a vitória em casa na última rodada diante do Brusque.

Com a possível chegada de caras novas, o Grêmio se reapresenta oficialmente para os trabalhos de pré-temporada no próximo dia 7 de dezembro. Os desafios de 2023 serão Recopa Gaúcha, Gauchão, Copa do Brasil e Série A nacional.

Veja mais notícias: