Fã de D’Alessandro, torcedora do Inter sofre AVC na Argentina e trava batalha para voltar ao Brasil

Verani Corso, de 77 anos, teve grave problema de saúde durante uma viagem de turismo

Publicidade

Enquanto o Inter se prepara para encarar o Bolívar na altitude de La Paz, pela ida das quartas de final da Libertadores, uma de suas mais fanáticas torcedoras trava uma batalha para voltar ao Brasil. Aos 77 anos, Verani Corso, fã do ex-meia Andrés D’Alessandro, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma viagem de turismo em Mendoza, na Argentina, precisando de ajuda financeira neste momento para seguir o tratamento no Brasil – saiba aqui como ajudar.

A torcedora, que é professora de ensino básico já aposentada, teria passado mal na madrugada do dia 2 de agosto, tendo sido levada ao Hospital Central de Mendoza por um guia da agência de turismo que promoveu a viagem. Assim que soube do problema de saúde da mãe, Ramão Corso, que é servidor público da cidade de Riozinho-RS, solicitou férias antecipadas e rumou de carro para a Argentina, onde se encontra já há duas semanas acompanhando o quadro clínico de Verani.

Veja também:
1 De 6.010

“Minha mãe é muito fanática como torcedora do Inter, até mais do que eu. O D’Alessandro para ela, depois do Falcão, sempre foi o maior ídolo. Quando ofereceram para ela essa viagem para Mendoza, na Argentina, ela disse que queria ir conhecer ‘a terra do D’Alessandro’, mesmo que ele seja de outra cidade. Ficou na cabeça dela. Quando ela veio com a agência de viagem, acabou tendo este AVC no dia 1° de agosto. O quadro atual é estável dentro das condições de quem tem um AVC hemorrágico, com o lado esquerdo do corpo paralisado”, declarou Ramão, em contato com a reportagem do Zona Mista.

Embora o translado para o Brasil tenha sido autorizado pela equipe médica do hospital no dia 14 de agosto, Ramão esbarrou em questões burocráticas para voltar com a mãe ao Rio Grande do Sul. O Consulado Brasileiro na Argentina alegou não ter condições legais de auxiliar, enquanto a Secretária Estadual da Saúde (SES) informou que “o transporte dessa paciente precisa ser definido pelo Itamaraty, pois se trata de uma paciente que está em outro país”, segundo relato do portal G1-RS.

“Toda a alimentação tem sido por sonda. Ela entende o que eu falo com ela, tenta se comunicar mexendo a boca, mas a entubação afetou as cordas vocais. Agora, fez uma traqueostomia. A voz não sai e isso deixa ela angustiada. O quadro é estável para uma pessoa que está com um coágulo de sangue de quase 5 centímetros no cérebro. Apesar de todo o acolhimento que estamos tendo na Argentina, ela já deveria estar trabalhando fisioterapia e fonoáudiologia no Brasil. O pessoal aqui, até pela língua, não consegue trabalhar essa parte. Ela não entende o que eles pedem e eu não posso ficar com ela acompanhando todo tempo na UTI. A dificuldade é a progressão do tratamento e isso aumenta a necessidade de levarmos para o Brasil. Quanto mais tempo passa, mais difícil vai ficando”, acrescentou, emocionado, o filho de Verani.

No momento, os familiares trabalham com a ideia de conseguir alugar um transporte aéreo para a transferência de Verani ao sistema de saúde do Rio Grande do Sul – uma eventual viagem de ambulância, dada a distância de mais de 2 mil quilômetros, é considerada inviável pelos riscos que gerariam à paciente. Segundo Ramão, o valor necessitado pela família é de R$ 133.800,00 de acordo com os orçamentos feitos.

D’Alessandro pede ajuda em prol da torcedora do Inter

Nesta terça-feira, D’Alessandro manteve ligação por telefone com Ramão e se mostrou sensível à situação da torcedora colorada hospitalizada na Argentina. Posteriormente, o atual coordenador técnico do Cruzeiro gravou um vídeo em suas redes sociais pedindo ajuda:

“Estamos precisando da ajuda de vocês, do povo gaúcho, já que temos uma gaúcha na Argentina. Ela foi visitar o meu país, é minha fã incondicional e teve um AVC em Mendoza. O filho está cuidando dela, mas precisando da ajuda de vocês para ela voltar ao Brasil. Qualquer ajuda será bem-vinda para trazer de volta a nossa gaúcha para que possa se recuperar o mais rápido possível”, disse o ídolo do Inter.

Leia mais:

Canal WhatsApp - Zona Mista Inter

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas