Ex-jogador do Grêmio no último ano, tendo sido titular em grande parte da temporada, Soteldo não demorou para gerar a primeira polêmica na volta ao Santos em 2025. Nas redes sociais, ele “curtiu” um comentário de um torcedor que sugeria a sua saída do Peixe para ir ao Atlético-MG com as seguintes palavras: “Sai desse nanico e vem para o Galão”.
Ciente da repercussão negativa, Soteldo tomou a iniciativa de fazer uma publicação em seu Instagram oficial se desculpando pelo episódio, mas garantindo ter sido algo totalmente sem querer:
“Quero deixar claro que eu nunca desrespeitaria um clube que eu amo tanto, o like desse comentário não foi algo que eu quis fazer. Com certeza vendo os comentários dessa foto de família que poste escapou essa curtida. Uma confusão total! Peço desculpas a toda a torta santista por esta confusão”, declarou.
Soteldo foi criticado por treinador do Santos
Depois da derrota de virada de 2×1 para o Palmeiras em casa, pelo Paulistão, neste meio de semana, Soteldo recebeu críticas do treinador santista Pedro Caixinha. O português avaliou que o venezuelano é “indisciplinado” na parte tática:
Naquele momento estávamos desequilibrados no meio de campo. Soteldo é muito bom jogador, mas indisciplinado taticamente. Quando isso acontece, temos que ter soluções no banco para manter os jogadores com criatividade e equilibrar a equipe. Nesse momento era ter um meio com mais presença”, apontou.
Na virada de temporada, o Grêmio até tentou a permanência de Soteldo, mas teve dificuldades de negociar com o Santos, que não abriu o mão do pagamento previsto em contrato de cerca de 5 milhões de euros, quase R$ 30 milhões. Sem o venezuelano, o time gaúcho ainda busca um ponta no mercado para ampliar as alternativas do treinador Gustavo Quinteros.