Após vencer o Huachipato por 1×0 no Chile nesta terça-feira, com gol de cabeça do centroavante Diego Costa logo no começo do jogo, o Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, se garantiu matematicamente nas oitavas de final da Libertadores e agora tem dois caminhos: enfrentar o Peñarol se terminar em 1° do grupo ou encarar o atual campeão Fluminense se ficar em 2° na chave.
Em coletiva após a vitória, Renato não quis declaradamente escolher um adversário, mas disse que o ideal é terminar em 1° até para poder jogar a partida de volta em “casa”.
“Já tinha falado com o grupo durante a semana sobre a importância da vitória. O objetivo era esse. Na pior das hipóteses, um empate. Respeitamos todos os adversários, mas o Grêmio é grande e tem grande torcida. Vamos buscar o 1° lugar. Não garanto, mas vamos buscar. Até para jogar a segunda partida perto da nossa torcida. Não adianta escolher o adversário. Somos tão grandes quanto eles. Todos querem ser campeões e nós também”, projetou Renato.
Para terminar em 1° do grupo e encarar o Peñarol, o Grêmio precisa vencer ou empatar por dois ou mais gols com o Estudiantes, já eliminado, neste sábado, às 19h, no Couto Pereira-PR. Qualquer outro resultado manterá o The Strongest como o líder da chave. Veja abaixo o chaveamento do mata-mata da Libertadores:
Datas da reta final da Libertadores
- Oitavas de final: 14 a 21 de agosto
- Quartas de final: 18 a 25 de setembro
- Semifinais: 23 a 30 de outubro
- Final: 30 de novembro
Mais falas de Renato após Huachipato 0x1 Grêmio:
ESFORÇO DOS JOGADORES DO GRÊMIO
“Os jogadores estão sendo muito profissionais durante os treinamentos e a resposta está aí em todos os jogos. Era um jogo muito difícil, mas tínhamos que buscar a vitória. Se perdêssemos, o nosso último jogo não valeria nada. Eu falei sobre isso com os jogadores. Conseguimos uma belíssima vitória apesar de todos os problemas que estamos enfrentando”
AS DIFICULDADES DO JOGO
“Muita chuva e muito frio. Isso nos complicou no segundo tempo. No primeiro, com o gramado bom, fomos bem superiores. Poderíamos ter matado ali. A chuva aumentou depois e prejudicou os dois lados. Eles levantaram muitas bolas na área. Por baixo estava ruim de jogar”
LEIA MAIS DO GRÊMIO:
- Renato elogia atuação de Marchesín e resume classificação na Libertadores: “Isso é Grêmio”
- Comentarista se encanta com atuação de Kannemann no Chile: “É o coração do Grêmio”