Logo após conduzir o seu Flamengo nos 4×0 diante do Grêmio, na Arena, ampliando as possibilidades na Copa do Brasil, o técnico Renato Portaluppi evitou criar nova polêmica com Jorge Jesus. Durante a semana, o treinador do Benfica cravou que ele “nunca fará” a mesma história construída com o elenco rubro-negro na temporada de 2019, quando o português liderou títulos como o da Libertadores e o do Brasileirão.
“Ele fez história, ganhou títulos, está de parabéns. Eu sei da minha capacidade, tenho certeza que vou fazer história também no Flamengo. Eu fui contratado para trabalhar com esse grupo para conquistar. A resposta é trabalhando com meu grupo”, desconversou Renato.
Em relação ao retorno à Arena, onde esteve durante praticamente os seus últimos cinco anos, Renato admitiu ter vivido um sentimento diferente. Mas novamente sublinhou o profissionalismo em querer vencer mesmo estando o Grêmio do outro lado:
“Sentimento bem diferente. Fiquei quase cinco anos na última passagem. Todos sabem o carinho que tenho pela torcida, mas disse que sou um profissional e ia tentar um bom resultado. Conseguimos. Concordo que não estivemos tão bem no primeiro tempo, até porque o Grêmio estava bem. Perdemos o Isla. O jogo ficou muito perigoso. O que foi corrigido são coisas minhas e do grupo. Adversários vão ouvir. O mais importante foi a conversa, mas isso fica no vestiário”, disse.
Renato comemorou muito o primeiro gol marcado por Bruno Viana – Foto: ReproduçãoPortaluppi confirmou que o fato de conhecer as características dos jogadores do Grêmio ajudou na sua preparação:
“Eu conheço todos os jogadores do Grêmio e tenho carinho. Para o treinador é importante conhecer o adversário. Eu conhecia todas as características e passei para o meu grupo. É importante. Neutralizamos algumas jogadas importantes”.
Para sonhar com uma improvável classificação no dia 15 de setembro, no Maracanã, o Grêmio precisa vencer por quatro gols de diferença para forçar as penalidades. E por cinco para avançar diretamente de fase. Mais uma vez, a Copa do Brasil não apresenta a regra do saldo qualificado.