Ao longo de toda a temporada de 2023 até agora, somando os diferentes campeonatos já disputados, o técnico Renato Portaluppi não firmou um titular absoluto da lateral-direita do Grêmio, mesclando João Pedro com Fabio em diferentes jogos. Na segunda-feira, por exemplo, foi Fabio quem atuou no eletrizante empate em 4×4 com o Corinthians fora de casa pelo Brasileirão.
Em entrevista concedida após a partida, Renato elogiou os dois jogadores e disse ter escolhido por Fabio por saber que seria um jogo de mais posse de bola e de troca de passes. Mas evitou dizer quem ganharia sequência daqui para frente:
- Reinaldo diz que arbitragem favorece Corinthians em lances duvidosos: “Não é a primeira vez”
- Renato revela resposta do árbitro sobre pênalti não dado e vê decisão inaceitável: “Jogaço manchado”
“O João Pedro foi poupado hoje porque ele é do mesmo nível do Fabio. O Fabio apoia um pouco mais que o João, e por termos um meio de campo que toca mais a bola, coloquei o Fabio. E por termos dois grandes laterais-direitos dá pra gente rodar pra não cansar um só”, explicou Renato.
Assim, em tese, a dúvida persiste para o jogo desta quinta-feira, 21h30, na Arena, contra o Palmeiras, também pelo Brasileirão. Para este duelo, quem deve ser mantido é o meia Nathan, autor do primeiro gol do empate contra o Corinthians.
“No último jogo do Nathan, faltou intensidade para ele. Conversei bastante e ele treinou bastante nesse tempo. Tenho cobrado intensidade dele e de todo grupo. Pra não darmos mole. Ele treinou, merecia oportunidade, jogou e só saiu por estar sem ritmo. Jogou muito bem e não só pelo gol. É um jogador inteligente. Nossos jogadores de meio gostam da bola e eles fizeram bem isso. Nathan estava cansado, faz parte. Se vai começar a próxima partida ou não, estou procurando girar o grupo. Temos na quinta um jogo pegado contra o Palmeiras. Procuro dar oportunidade para todos”, disse Renato.
O serviço do Grêmio de Renato x Palmeiras:
Provável Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro (Fabio), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan e Cristaldo; João Pedro Galvão e Luis Suárez.
Provável Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.
Horário
A partir das 21h30.
Arbitragem
Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ), auxiliado por Eduarco Gonçalves Cruz (MS) e Thiago Henrique Farinha (RJ). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG).
Transmissão
O SporTV e o Premiere anunciam a transmissão ao vivo.
Leia mais do Grêmio:
- Atacante do Grêmio expõe incoerência do árbitro ao não assinalar pênalti de Yuri Alberto
- Comentarista de arbitragem estranha pênalti não dado para o Grêmio: “Poucas vezes vi algo assim”