Enquanto se prepara visando o Gre-Nal de domingo no Beira-Rio, o Grêmio se aproxima da sua primeira final oficial da temporada de 2024. Trata-se da Recopa Gaúcha, competição ainda nova instituída pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no calendário estadual no primeiro semestre. O jogo único será fora de casa, quarta que vem, dia 28, diante do São Luiz.
Nesta quinta, a FGF confirmou uma alteração de horário para esta partida, que inicialmente ocorreria a partir das 20h e agora passou para 19h30. A mudança atende a uma “solicitação da detentora de direitos de transmissão”, segundo nota do órgão que coordena o futebol gaúcho.
- Renato explica nova substituição de Cristaldo e não descarta Du Queiroz e Pavón titulares no Gre-Nal
- Pavón chega “chegando”, muda o ritmo da partida com gol e assistências e já fala do Gre-Nal
Curiosamente, Grêmio e São Luiz decidem a Recopa Gaúcha pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, logo na primeira partida oficial da temporada, o tricolor ficou com a taça ao vencer por 4×1 na Arena. Em menos de 45 minutos, Luis Suárez, que fazia a estreia, marcou três gols e se tornou o nome do título.
O regulamento desta disputa segue sendo bem simples, de modo que o time vitorioso nos 90 minutos fica com o título. Em caso de empate, a decisão será nas penalidades máximas. O Grêmio é o maior vencedor da Recopa Gaúcha com quatro taças, obtidas nos anos de 2019, 2021, 2022 e 2023. O Inter vem atrás no ranking com dois títulos, nas temporadas de 2016 e 2017.