
Contratado pelo Grêmio em 2022 para ser uma espécie de “sombra” a Diego Souza, o centroavante Elkeson não conseguiu ter sequência nem brilhar no seu retorno ao futebol brasileiro. Foram nove temporadas seguidas na China até a chegada do convite do tricolor gaúcho na temporada passada, onde realizou 24 partidas – a maioria entrando no segundo tempo – com apenas quatro gols.
De volta ao futebol da China desde abril, onde atualmente defende o Chengdu Rongcheng, Elkeson não foi procurado pela nova direção do Grêmio para renovar o seu contrato, que terminava junto com o fim da última Série B em novembro de 2022. Ele mesmo, na época, se antecipou ao clube e publicou uma despedida:
- Por reforços, Renato cobra publicamente a direção do Grêmio: “Clube precisa decidir a sua vida”
- Com cara de poucos amigos, Diogo Barbosa deixa gramado vaiado pela torcida e não dá entrevista
“Hoje, oficialmente, se encerra meu vínculo com o Grêmio. E só uma palavra pode resumir meu sentimento neste momento: obrigado! Cheguei num clube gigante que estava passando por um momento complicado, jogando uma Série B, fragilizado. Mas desde que pisei em Porto Alegre vi uma esperança de todos de que as coisas iriam melhorar”, escreveu, antes de finalizar:
“Deixo o Grêmio com um sentimento enorme de gratidão e dever cumprido. O Grêmio está de volta ao lugar que nunca deveria ter saído. Obrigado pela oportunidade de voltar a jogar no Brasil depois de tantos anos, por receber a mim e minha família com muito carinho e por me apoiarem até o fim. O Grêmio ganhou mais um torcedor”.
Elkeson vibra com retorno após temporada no Grêmio
Naturalizado chinês, Elkeson acertou com o Chengdu em abril e atualmente ajuda o time a ser o vice-líder da Super Liga Chinesa com 11 pontos em cinco jogos, dois pontos a menos que o líder Shanghai Shenhua.
“Após uma temporada fora da China, estou de volta para disputar a minha décima China Super League. Agora, vestindo a camisa do Chengdu Rongcheng, após 2 meses de preparação, faremos nossa estreia nesse domingo. Deus nos abençoe e que seja uma temporada abençoada amém”, postou em Elkeson logo após ser anunciado no novo clube.
No último sábado, Elkeson, vestindo a camisa 9, fez um dos gols da vitória de 3×2 do Chengdu sobre o Quingdao Hainiu. No Brasil, o jogador ex-gremista também tem passagens no começo de sua carreira profissional por Vitória e Botafogo.
#ChineseSuperLeague
Chengdu Rongcheng 3-2 Qingdao Hainiu
Chengdu:1' Romulo
40' Ai Kesen
50' Felipe
Second-place Chengdu remains unbeaten this season#CSL #CSL2023 @Chengdu_China @guojiadui @goal2china @CSLBrasil pic.twitter.com/FpEKxOUsSj
— CGTN Sports Scene (@CGTNSportsScene) May 7, 2023