De forma oficial nesta semana, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) comunicou uma mudança no seu calendário inicial para a temporada de 2023 envolvendo diretamente o Grêmio. A abertura do futebol no Rio Grande do Sul será com a disputa da Recopa Gaúcha, que envolve o atual campeão do Gauchão e da Copa FGF, que são Grêmio e São Luiz, respectivamente.
Assim, está confirmado pela federação que Grêmio e São Luiz se enfrentarão no dia 17 de janeiro, com horário a definir, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Por consequência, o Gauchão só vai iniciar a partir do dia 21 – antes, a previsão era de início entre 14 e 15 de janeiro.
Disputada desde 2014, a Recopa Gaúcha tem o próprio tricolor com o seu maior vencedor, uma vez que o time treinado por Renato Portaluppi venceu em 2019, 2021 e 2022, perdendo apenas em 2020 nos pênaltis para o Pelotas fora de casa. Como é em jogo único, o mando de campo é alternado pela FGF a cado ano.
Em 2022, ainda treinado por Roger Machado, o Grêmio usou time misto diante do Glória, em Vacaria, mas mesmo assim venceu facilmente pelo placar de 5×0. Os gols da partida foram marcados por Janderson, Ricardinho, Elkeson, Campaz e Jhonata Varela.
Quando o Grêmio se reapresenta?
Com Renato garantido no comando do time para 2023, o elenco gremista se reapresenta no CT Luiz Carvalho no dia 7 de dezembro para os trabalhos de pré-temporada. Até lá, a direção comandada pelo novo presidente Alberto Guerra trabalha para anunciar os primeiros reforços da gestão.
Veja mais notícias:
- Tricolor perde outro jogador antes da reapresentação para 2023; Léo Gomes deseja permanecer
- Kannemann opina sobre estreia da Argentina e cita contrato até fim do ano: “Depois não sei”
- Novo diretor descarta poderes extras e confirma busca por Rodinei: “Carência do clube”