Embora se mostre focado única e exclusivamente na reta final do Brasileirão, onde o objetivo é a classificação direta à fase de grupos da próxima Libertadores, o Grêmio, aos poucos, já começa a planejar a temporada de 2024. E o atual elenco, naturalmente, sofrerá mudanças tanto em chegadas como saídas.
Além da já sabida saída de Luis Suárez, que deverá ir para os Estados Unidos, o Grêmio deverá liberar dois outros jogadores que chegaram recentemente. Um deles é meia-atacante argentino Juan Manuel Iturbe, contratado junto ao Aris, da Grécia, no meio da temporada.
Pouco assíduo no time, Iturbe teve uma rara chance de ser titular na derrota de 2×1 em casa para o Athletico, em jogo que acabou tendo uma lesão muscular. Pelo período previsto de parada, é provável que só volte nas rodadas finais do Brasileirão – não é impossível imaginar que ele não jogue mais pelo Grêmio, já que tem contrato apenas até dezembro de 2023, com opção de renovação para 2024.
A outra provável saída é do jovem meia Gustavinho, contratado junto ao América-MG por empréstimo de um ano. Como não tem jogado no profissional, o jogador chegou a “descer” ao time sub-20 para fazer algumas partidas. Sua última chance no time gremista foi na derrota para o Vasco, fora de casa.
Grêmio evita falar de 2024
Publicamente, a direção do Grêmio não fala sobre contratações, saídas e renovações neste momento, deixando o tema apenas para depois do Brasileirão no começo de dezembro. O próximo jogo do time é contra o Coritiba, quarta, às 20h, fora de casa.