Muito embora siga em busca do seu sétimo título seguido, o Grêmio indica não estar satisfeito com a atual disputa do Gauchão. Os fatores que levam o tricolor a criticar o campeonato são vários, como a má qualidade dos gramados dos times do interior e a ausência do VAR, algo que gerou muitas críticas dos profissionais do clube depois da derrota de 3×2 no recente Gre-Nal no Beira-Rio.
Após este clássico no último domingo, o presidente Alberto Guerra concedeu coletiva de imprensa e manifestou a sua preocupação de ter um “produto melhor” com a disputa do Gauchão. Ele afirma estar sendo “deficitário” ao Grêmio ter que jogar a competição nos atuais moldes:
- Mauricio minimiza xingamento de radialista na semana do Gre-Nal: “Respondi em campo”
- “Ganhamos o Gauchão neste domingo”: Cidade Dias vê time fortalecido apesar da derrota
“Tenho conversado com os presidentes do interior, da necessidade de ajustar os gramados, de ter a condição de ter o VAR. Acho que isso que pode ser feito, temos que nos unir pra ter um produto melhor pra vender e conseguir jogar. Tanto pro Grêmio quanto pro Inter tem sido deficitário jogar o Gauchão, seja por investimento ou por ali na frente perder um jogador por lesão que pode acontecer. Ali na frente temos que ter uma nova visão pro campeonato”, lamentou.
Em relação ao VAR, Guerra confirmou a “união” de Grêmio e Inter para que a tecnologia pudesse ser instalada em todos os jogos a partir da décima rodada – não apenas no Gre-Nal. Como a Federação Gaúcha de Futebol não deu andamento à demanda, o recurso por vídeo aos árbitros só entrará mesmo a partir das quartas de final, como desde o início indicou o regulamento.
- Grêmio solta nota e se manifesta sobre funcionário do Inter acusado de importunação sexual no Gre-Nal
- Pedro Ernesto diz que Marchesín é “muito fraco” para o Grêmio: “Tem bracinhos de motorista de Kombi”
Renato já fez desabafo
Quem também não parece muito satisfeito com tudo que vem envolvendo o Gauchão de 2024 é o técnico Renato Portaluppi. No meio da primeira fase, depois de uma vitória de 1×0 sobre o Avenida fora de casa com gol do jovem atacante Nathan Fernandes, o treinador do Grêmio demonstrou estar chegando ao seu limite:
“A FGF cobra a dupla Gre-Nal, mas aí vem para o interior e o vestiário é um horror, iluminação um horror, o campo é um horror. Não adianta contratar por 4 ou 5 milhões de euros um jogador e se machucar aqui nessa grama. Minha paciência tem limite”, disparou, na ocasião.
Renato vem fazendo críticas ao Gauchão – Foto: Roberto Vinicius/AGAFOTO/Zona MistaGrêmio vem tendo lesões
Como citou o presidente Guerra, o elenco gremista também sofre com lesões neste começo de temporada. A mais importante delas é a do meia-atacante venezuelano Yeferson Soteldo, que despontou como grande destaque do time nos primeiros jogos de 2024. Porém, sofreu grave problema muscular em um jogo contra o Juventude, na Arena, tendo poucas chances de voltar ainda para a continuidade do estadual. Outros nomes como Cuiabano, Jhonata Robert e Nathan Fernandes – este já de volta – também tiveram lesões durante o campeonato.
Pela frente, o Grêmio tem outro compromisso pelo interior e estará em Ijuí na quarta-feira para pegar o São Luiz, a partir das 19h30, pela decisão em jogo único da Recopa Gaúcha. A tendência é que Renato escale um time misto para este confronto, que pode representar o primeiro título oficial da temporada.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO:
- Repórter procura a polícia e alega importunação sexual de mascote do Inter
- Renato explica ausência de Geromel no Gre-Nal e revela o que disse para Daronco no fim do jogo