De forma oficial, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou durante esta quinta-feira a arbitragem para o Gre-Nal 441, no Beira-Rio, neste domingo, a partir das 18h, ainda pela primeira fase do Gauchão de 2024. A missão de apitar o jogo e controlar os ânimos dentro das quatro linhas será do experiente Anderson Daronco, que já apitou na carreira oito Gre-Nais.
Neste retrospecto, são quatro vitórias do Grêmio, três empates e apenas uma vitória do Inter. Daronco, que não terá o auxílio do VAR, terá como assistentes Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira, com Jonathan Vivian de quarto árbitro.
- Fernando volta atrás em decisão, deixa o Vila Nova e será o novo reforço em 2024
- Coudet discursa aos jogadores após vitória e já alerta para o clássico: “Semana especial”
Gre-Nal sem VAR
Por regulamento estipulado pela FGF antes do começo da competição, o VAR só entrará em cena para auxiliar os árbitros a partir das quartas de final. A tecnologia ficou “vetada” das partidas da primeira fase, inclusive do Gre-Nal deste domingo.
“Os clubes decidiram no conselho técnico que não queriam VAR na primeira fase. Mencionamos que, diante dessa decisão, não haveria exceção, pois geraria desequilíbrio técnico na competição”, explicou Luciano Hocsmann, presidente da FGF.
Em temporadas anteriores, o regulamento permitia o VAR nas partidas da fase inicial, desde que os clubes pagassem os custos da instalação da tecnologia. No momento, o Inter lidera a primeira fase com 22 pontos e o Grêmio é o 2° com 20 pontos.
Grêmio perdeu o último Gre-Nal para o Inter em 2023 – Foto: Roberto Vinicius/AGAFOTO/Zona Mista