Após um longo período sem trabalhar diretamente com o futebol brasileiro, Paulo Roberto Falcão está de casa nova para a temporada de 2023. De forma até certo ponto surpreendente, já que o seu desejo era seguir como treinador, ele foi anunciado nesta segunda-feira como novo coordenador técnico do Santos para o ano que vem. Como o Peixe segue na Série A, Falcão tecnicamente será rival do Inter no próximo Brasileirão e, quem sabe, na Copa do Brasil.
“Paulo Roberto Falcão será o novo coordenador esportivo do Santos FC. As conversas entre o presidente Andres Rueda e o ex-volante e técnico da Seleção Brasileira vinham sendo realizadas há cerca de um mês e os dois aguardaram o fim do Brasileirão para o anúncio. Falcão queria seguir como técnico, mas foi convencido por Rueda para assumir o novo cargo, diante do planejamento proposto para 2023. “É um nome que dispensa apresentações. Tivemos muitas e boas conversas e acertamos esse trabalho para organização do futebol”, disse Rueda. O contrato será assinado na próxima quarta-feira (16), em Santos, para início das atividades no clube”, publicou o Santos na sua página oficial.
Paulo Roberto Falcão será o novo coordenador esportivo do Santos FC. As conversas entre o presidente Andres Rueda e o ex-volante e técnico da Seleção Brasileira vinham sendo realizadas há cerca de um mês e os dois aguardaram o fim do Brasileirão para o anúncio. pic.twitter.com/CTOY2wNt8e
— Santos FC (@SantosFC) November 14, 2022
Além de ter sido protagonista e ídolo nos seus tempos de jogador, Falcão teve a oportunidade de treinar o Inter em três ocasiões distintas. Na mais recente delas, teve somente cinco jogos no comando do time na campanha de 2016, ano do inédito rebaixamento colorado.
O Santos, por sua vez, vem de um ano ruim sem classificação à Libertadores via Brasileirão. Após apostar no gaúcho Lisca durante um curto período, o clube paulista terminou o Brasileirão com Orlando Ribeiro de treinador, que era um profissional da casa.
Falcão fez tour profissional na Europa
Recentemente, Falcão separou cerca de um mês para fazer um intercâmbio no futebol europeu e esteve compartilhando dias de treinamento com Carlo Ancelotti, que é seu amigo pessoal e atualmente treina o Real Madrid, da Espanha. Além do Inter, Falcão treinou clubes como Bahia e Sport Recife no Brasil.
Inter anuncia novo coordenador
Para o mesmo cargo que Falcão foi anunciado no Santos, o Inter oficializou hoje o seu novo coordenador técnico de futebol. Trata-se de Sandro Orlandelli, ex-CBF e mais recentemente Bragantino. Confira abaixo o anúncio na íntegra do clube:
“O Sport Club Internacional comunica que Sandro Orlandelli assume como Coordenador Técnico. No setor, ele atuará na área de gestão, em complemento ao trabalho realizado pelo Diretor Executivo William Thomas e junto à comissão técnica comandada por Mano Menezes.
Orlandelli, 53 anos, natural de São Paulo, é formado em Educação Física e possui diversas especializações ligadas a áreas do esporte e saúde, incluindo licenças de futebol certificadas pela Uefa. Ele estava desde janeiro de 2020 no Red Bull Bragantino, período em que o clube teve seu maior destaque, sendo vice-campeão da Copa Sul-Americana e participando pela primeira vez da Copa Libertadores da América.
O profissional atua no futebol desde 1998, começando a carreira como treinador de categorias de base de São Paulo e Corinthians; e atuando por 11 anos como Scout do Arsenal, da Inglaterra, período em que o clube foi campeão nacional invicto e formou atletas como Fábregas, Van Persie e Adebayor. Ainda na área de análise e observação, trabalhou na CBF e no Manchester United. Na parte de gestão, foi Diretor no Athletico Paranaense e no Santos“.