A provável renovação de Caíque, que terminou o Brasileirão como titular e tendo boas atuações, não fará o Grêmio desistir de buscar um novo goleiro. Em ano de retorno à Libertadores, com estreia prevista na fase de grupos para o começo de abril, o clube analisa o mercado atrás de opções e avalia com bons olhos o nome do argentino Esteban Andrada, de 32 anos, do Monterrey, do México.
Recentemente, o Grêmio fez uma sondagem em Andrada, que começou a carreira no Lanús e ainda esteve no Arsenal de Sarandí e no Boca Juniors antes de ir para o México. Os mexicanos, no entanto, só gostariam de uma negociação em definitivo e não estariam inclinados a um empréstimo. Em 2021, ele custou US$ 5,5 milhões aos cofres do Monterrey.
Curiosamente, Andrada foi o goleiro do Lanús na campanha da Libertadores de 2017, ano em que o Grêmio venceu o time argentino na final por 1×0 na Arena e 2×1 fora de casa – recentemente, contamos uma história curiosa deste jogo aqui. Outros goleiros do mercado interno como Santos, do Flamengo e João Paulo, do Santos, são igualmente analisados.
Grêmio pode voltar a ter goleiro argentino
Se as tratativas com Andrada prosperarem, o Grêmio pode voltar a ter um goleiro argentino na disputa da Libertadores exatos 17 anos depois. Em 2007, comandado por Mano Menezes, o tricolor foi vice-campeão em derrota para o Boca Juniors na decisão tendo Sebastián Saja como titular na campanha. Ele, porém, não ficou para o ano seguinte. O site GZH publicou números de Andrada na carreira:
Arsenal de Sarandí
- 48 jogos
- 66 gols sofridos
- 10 sem ser vazado
Lanús
- 61 jogos
- 67 gols sofridos
- 24 jogos sem ser vazado
Boca Juniors
- 93 jogos
- 55 gols sofridos
- 55 jogos sem ser vazado
Monterrey
- 97 jogos
- 83 gols sofridos
- 40 jogos sem ser vazado