Para celebrar o “aniversário” de 17 anos do título mundial sobre o Barcelona, o ex-lateral-esquerdo do Inter, Rubens Cardoso, relembrou a conquista em entrevista concedida à Rádio Guaíba e falou especialmente do papel do capitão Fernandão naquela era vencedora. Na conversa, o antigo defensor canhoto – que foi titular naquela final – ainda falou sobre a preparação do time e mais detalhes da grande conquista:
Fernandão
“Se o Fernandão estivesse aqui, ele encabeçaria hoje algo como o São Paulo fez nessa semana. Comemorando o título mundial, com vários ídolos. Sem pensar em politica, apenas nos seus torcedores. O Fernandão foi um grande líder. A leitura dele dentro de campo era fantástica e ele foi determinante para a composição coletiva da equipe”
Inter x Barcelona
“Eles (Barcelona) tiveram uma exibição fantástica na semi. Mas nós acreditávamos na nossa preparação. O Giuly sempre jogava muito aberto. Não dava para dar espaço para ele. Eu sabia que seria dificil, mas não dava para achar que não tinha como”
Não ter medo
“Estava todo mundo bem ciente e consciente do que poderíamos fazer em campo com a ajuda das orientações do Abel. Nós tínhamos totais condições de sair de lá com o título. Eu, Rubens Cardoso, nunca temi o Barcelona“