Entenda por que Renato vem substituindo os zagueiros titulares nos últimos jogos do Grêmio

Defensores estão sendo substituídos por jogadores de meio e de ataque

Publicidade

Os dois últimos jogos do Grêmio na Arena tiveram a coincidência das substituições de Renato Portaluppi entre os zagueiros titulares. No empate em 1×1 com o São Luiz, Geromel e Kannemannn saíram para as entradas de Dodi e Rubens. Já na vitória de 6×2 sobre o Santa Cruz, sábado, Geromel deu lugar a André Henrique e Kannemann saiu outra vez para a entrada de Dodi.

Com essas trocas, Renato vem avançando as linhas do time e recuando os volantes para a tarefa mais defensiva, casos de Villasanti e Pepê. O treinador foi perguntado sobre estas trocas na última coletiva e encarou de forma natural:

“Eu tenho uma leitura de jogo e preciso ver o que está acontecendo em campo. Contra o Santa Cruz, a gente não estava tendo espaço, a gente não estava marcando e estávamos demorando para sair com a bola de trás. Eles estavam marcando a nossa saída e tem vezes que preciso mexer. Colocar velocidade, colocar qualidade. Foi isso que eu fiz. Não só no jogo de sábado. E vou continuar sempre fazendo quando eu achar necessário”, disse, antes de ampliar:

“Se eu tenho um jogador que pode fazer a função, eu vou mexer as peças no tabuleiro e acrescentar alguém com mais qualidade e velocidade. Aí você pode falar que o time vai ficar exposto sem um ou dois zagueiros. Mas é o risco que se corre. Eu posso ficar sem esses zagueiros e talvez, dependendo da circunstância, perder na bola aérea. Só que eu perco em um sentido e ganho em outros, como posse de bola, velocidade, cansar o adversário”.

Renato tem zagueiros disponíveis

As trocas feitas por Renato não ocorrem por falta de zagueiros no elenco, até porque, neste momento, além dos dois principais titulares, ele conta com Bruno Uvini e os jovens Natã e Gustavo Martins. Já Rodrigo Ely ficou de fora até do banco contra o Santa Cruz por desgaste físico.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Ajude o Rio Grande do Sul – Doe pelo PIX – CNPJ: 92.958.800/0001-38

Ajude o Rio Grande do Sul
Chave PIX - CNPJ: 92.958.800/0001-38 Instituição: Banrisul Nome: SOS Rio Grande do Sul