Datas, rivais e cenários: o delicado caminho que o Grêmio terá caso vá para a pré-Libertadores

Tricolor entrará diretamente na fase de grupos se vencer a Copa do Brasil ou se conseguir vaga direta no Brasileirão

Publicidade

A Conmebol sorteou na manhã desta sexta-feira os primeiros cruzamentos da fase de pré-Libertadores de 2021 e desenhou o caminho do Grêmio caso o tricolor não conquiste a vaga direta aos grupos da competição. Para evitar a classificatória, o time treinado por Renato Portaluppi precisa vencer a Copa do Brasil ou ficar entre os cinco primeiros do Brasileirão se for derrotado pelo Palmeiras.

Atualmente, o Grêmio é o 7° colocado com 53 pontos e entraria na pré-Libertadores se não vencer a Copa do Brasil. O sorteio estabeleceu que o “Brasil 7” enfrenta o Ayacucho, do Peru e o “Brasil 8” pega o Deportivo Lara, da Venezuela. O time brasileiro que passar pelo Ayacucho aguarda “Chile 4” ou Del Valle, enquanto o que passar pelo Lara espera “Chile 3” ou San Lorenzo.

Assim como nos últimos anos, a Libertadores terá três fases prévias antes de iniciar os grupos. Os brasileiros entram na segunda fase, e terão uma outra rodada eliminatória antes de ingressar de vez na competição – em 2021, os times eliminados na última fase da “pré” irão para a Sul-Americana.

Ao Grêmio, um outro fator a ser considerado é o calendário. Caso sofra a derrota para o Palmeiras na finalíssima da Copa do Brasil no dia 7 de março, a estreia na pré-Libertadores ocorrerá três dias depois, no dia 10. O sorteio da fase de grupos será realizado em outra data pela Conmebol.

As datas: