Falta pouco para o Brasil tribular as bandeiras. A Copa do Mundo do Brasil está logo aí. Os jogadores brasileiros do técnico Tite sabem que é impossível controlar todos os olhares e as preocupações dos torcedores. Certamente não será fácil! Há um mês da Copa do Mundo, o treinador brasileiro Tite faz os preparativos finais antes da competição no Qatar. Nesta última sexta-feira (21), por exemplo, um levantamento preliminar dos convocados foi enviado à Fifa. Além disso, a CBF anunciou a agenda detalhada da rodada que dará ponto final às visitas nos estádios.
A lista final da Seleção Brasileira foi entregue por Tite para a Federação Internacional de Futebol. O técnico escolheu 55 nomes, dos quais 26 serão escolhidos para participar da Copa do Mundo no Oriente Médio. A convocação final será realizada no dia 7 de novembro.
Algo comum nas últimas movimentações da comissão técnica de Tite é o acompanhamento dos jogadores que estão nesta lista que antecede a convocação para a Copa. Uma nova rodada de observações “in loco” na Europa começou nesta última sexta-feira, com acompanhamento no jogo entre Juventus e Empoli, e termina no dia 2 de novembro com Juventus x PSG, às vésperas do anúncio oficial dos jogadores convocados para o Mundial.
Oito jogos serão acompanhados pessoalmente, com a visita a treinamento. Nos dias 2 e 3 de novembro, o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, e o auxiliar técnico Cesar Sampaio estarão em Londres para visitar os jogadores Richarlison, do Tottenham, e Lucas Paquetá, do West Ham, que recentemente sofreram lesões e estão em repouso.
Enquanto isso, o treinador deve acompanhar por perto alguns atletas na Liga dos Campeões. Ele irá assistir à partida entre Juventus e PSG, onde o brasileiro Neymar é um dos principais jogadores, com seu companheiro Marquinhos. Também estarão presentes na Velha Senhora os dois laterais considerados titulares da seleção, Alex Sandro e Danilo, além do zagueiro Bremer.
Veja a agenda completa abaixo:
Cleber Xavier e Bruno Baquete
21/10 — Juventus x Empoli
23/10 — Roma x Napoli
25/10 — Sevilla x Copenhagen
26/10 — Barcelona x Bayern de Munique
Tite e Matheus Bachi
29/10 — Newcastle x Aston Villa
30/10 — Manchester United x West Ham
1/11 — Liverpool x Napoli
2/11 — Juventus x PSG
Vitão e Edenilson foram observados por Tite
Embora só tenha sido convocado um jogador nas eliminatórias para a Copa do Mundo, duas alternativas do Inter podem estar entre os nomes de pré-convocados: o zagueiro Vitão, observado por Tite nos últimos meses, além do meio-campo Edenilson. Em 2021, o meio-campista foi convocado para substituir Casemiro, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.
Segundo informações dos repórteres UOl Esporte, Tite tem uma lousa branca em sua sala da CBF com 87 nomes selecionados, dos quais restou somente 55 que serão entregues à FIFA.
“A gente está chegando a uma Copa do Mundo e 87 atletas fizeram parte (da lousa). A competição é dura”, disse Tite ao UOL.
“A lousa traz os nomes das convocações óbvias, tipo Marquinhos, Casemiro ou Neymar, mas também conta com jogadores inusitados e alguns que nem sequer foram convocados até agora. Quando recebeu o UOL Esporte, Tite disse que o zagueiro Vitão, do Internacional, estava na parede àquela altura. Logo, é um dos que podem estar entre os enviados à Fifa, mesmo sem já ter vestido a Amarelinha”, escreveu em um parágrafo do mesmo portal.
Veja mais notícias da Copa do Mundo no Qatar
- Copa do Mundo: Cafu diz ter “certeza absoluta” de qual lateral Tite usará e opina sobre capitão ideal
- Inter entre eles: perto da segunda Copa do Mundo, Tite cita gratidão por alguns clubes brasileiros
- Copa do Mundo: Narrador sugere goleiro “melhor que Alisson” para Tite levar ao Catar
- Copa do Mundo: Richarlison sai de campo lesionado, chora e admite medo de ficar fora da convocação