
Quem acompanhou atentamente o duelo entre Cruzeiro 1×0 Grêmio neste domingo, no Estádio Independência, pela Série B viu que, em mais de uma ocasião, os torcedores locais entoaram cântico xenófobo e homofóbico no sentido de afetar o rival. Os dizeres “arerê, gaúcho dá o c… e fala tchê” foram gritados antes e durante o jogo, algo que gerou uma reclamação do próprio time mandante ao seu torcedor no Twitter.
“Temos a torcida mais incrível e NÃO PRECISAMOS DE CANTOS HOMOFÓBICOS para demonstrar isso. O Cruzeiro reitera o pedido para que qualquer canto nesse sentido nunca mais esteja em nossos ou quaisquer outros jogos. Combinado assim?”, escreveu o Cruzeiro na web.
Temos a torcida mais incrível e NÃO PRECISAMOS DE CANTOS HOMOFÓBICOS para demonstrar isso.
O Cruzeiro reitera o pedido para que qualquer canto nesse sentido nunca mais esteja em nossos ou quaisquer outros jogos. Combinado assim?
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) May 8, 2022
De acordo com informações do site Gremistas, esse tipo de comportamento da torcida pode gerar até punição ao clube, como aconteceu com o Fluminense após uma partida contra o Inter no Maracanã em 2021. Na ocasião, os cariocas arcaram com despesa de R$ 50 mil pelo ato.
“O Cruzeiro pode ser enquadrado artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”, diz o portal citado acima.
Árbitro não relatou em súmula
Porém, o árbitro da partida Flávio Rodrigues de Souza sequer tocou neste assunto na súmula de acordo com o site Globoesporte. O único fato alheio ao jogo que o juiz relatou no documento foi o arremesso de copos de cerveja no momento do gol contra de Rodrigo Ferreira, lateral-direito do Grêmio:
“Cumpro informar que, aos 27 minutos do primeiro tempo, após a marcação do gol da equipe do Cruzeiro SAF, foi arremessado dois copos de cervejas dentro do campo de jogo, um no meio de campo próximo onde se encontrava o banco de reservas da equipe do Grêmio e outro atrás do gol da equipe visitante próximo aos fotógrafos. Informo ainda que ambos vieram de onde se encontrava a torcida do Cruzeiro SAF”, informa a súmula.
O duelo em Minas Gerais fez com que o Cruzeiro pulasse para os mesmos 13 pontos do Bahia, dividindo a liderança da Série B. Em 3° vem o Sport Recife com 11 pontos, enquanto o Grêmio fica no 4° lugar. O próximo compromisso gremista é na segunda-feira que vem, dia 16, às 20h, fora de casa, diante do Ituano.
Clique nas manchetes abaixo para ler mais sobre o Grêmio:
- Roger admite que pode trocar Lucas Silva por Gabriel Silva em definitivo e defende Grêmio: “Teve atitude pra caramba”
- Elias leva a pior em lance logo no começo do jogo e recebe pontos no rosto após derrota do Grêmio
- Para jornalista, Cruzeiro demonstrou mais vontade e venceu pelo “descompromisso” do Grêmio em campo
- Ficar no Grêmio ou voltar ao Fluminense: o que diz Biel, destaque dos últimos jogos, sobre o seu futuro