Em sua primeira derrota na Arena na temporada de 2023, o Grêmio, que caiu por 2×0 diante do Botafogo, se sentiu prejudicado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que não deu pênalti em Bitello quando o jogo seguia empatado em 0x0. O lance ocorreu no segundo tempo e teve a participação do lateral-esquerdo Marçal, flagrado puxando a camisa do meia gremista.
Nesta segunda-feira, o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, relatou ter tido uma conversa com uma pessoa que teve acesso ao diálogo entre o árbitro e o VAR no momento do lance. O juiz de campo, ao não dar o pênalti, teria entendido que “não houve a intensidade necessária para justificar a infração”.
- Hoje comentarista, ex-árbitro Paulo César de Oliveira diz que não daria pênalti de Marçal em Bitello
- Cuesta nega sabor especial em vitória e vibra com campanha: “Grande campeonato”
“No momento do lance, o árbitro estava bem posicionado e descreveu ao VAR o que presenciou no campo, conforme manda o protocolo. Ele relatou que viu o contato e a disputa corporal de Marçal com o uso do braço no peito de Bitello. No entanto, Flávio Rodrigues de Souza disse considerar que não houve a intensidade necessária para justificar a infração. O juiz viu tudo, descreveu a cena observada no campo e considerou que a ação do marcador não configurou uma falta”, relatou Diori.
“O responsável pela cabine do VAR entendeu que essa interpretação estava correta. Rodrigo Guarizo do Amaral recomendou que o jogo seguisse diante dessa interpretação, por não entender que tinha elementos suficientes para uma interferência”, acrescentou.
Grêmio se manifestou oficialmente sobre o lance de Bitello
Já no final da noite de domingo, o Grêmio usou as suas redes sociais para protestar em relação à decisão da arbitragem no lance de Bitello:
“A imagem não deixa dúvidas. Mais um pênalti claro não marcado para o #Grêmio. É mais um lance que fere não só o Tricolor, mas causa danos ao #Brasileirão2023 como um todo. Perder faz parte do jogo, mas que seja sempre buscando um jogo justo e limpo, para preservar não só as equipes em campo, mas, principalmente, o futebol”, diz o clube, que agora fica a 10 pontos do líder Botafogo no Brasileirão.
A imagem não deixa dúvidas. Mais um pênalti claro não marcado para o #Grêmio. É mais um lance que fere não só o Tricolor, mas causa danos ao #Brasileirão2023 como um todo. Perder faz parte do jogo, mas que seja sempre buscando um jogo justo e limpo, para preservar não só as… pic.twitter.com/M2ML4AcaeX
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 10, 2023