
Foram nove partidas de tensão, preocupação e ausência de vitórias até que na noite deste sábado, no 10° jogo gremista no Brasileirão, o time tricolor reencontrou o caminho dos resultados positivos. Pinares bateu pênalti com maestria, e o Grêmio de Luiz Felipe Scolari venceu o Fluminense por 1×0 dentro do Maracanã.
Assim que a arbitragem encerrou a partida, as câmeras de transmissão do SporTV flagraram Felipão soltando uma frase de puro alívio aos demais membros da comissão técnica:
“Já não somos mais o vigésimo”, destacou, em alusão à antiga posição de lanterna do campeonato – veja o momento:
JÁ NÃO SOMOS OS VIGÉSIMOS
Apenas Felipão. pic.twitter.com/QjutHKQWyG
— FBI Tricolor (@FBITricolor) July 18, 2021
Neste instante, o Grêmio é o 19° colocado com 6 pontos e só está superando a Chapecoense, 20° com 4 pts, que perdeu na manhã deste domingo em casa por 3×2 para o Cuiabá.
Sequência de jogos do Grêmio:
20/07: Grêmio x LDU (Sul-Americana)
24/07: Grêmio x América-MG (Brasileirão)
27/07: Vitória x Grêmio (Copa do Brasil)
31/07: Bragantino x Grêmio (Brasileirão)
03/08: Grêmio x Vitória (Copa do Brasil)
08/08: Grêmio x Chapecoense (Brasileirão)
Outras frases de Felipão na coletiva de imprensa de sábado:
“Se pegarmos o Palmeiras de 2018 (campeão), foi o time que mais marcou gols. Tenho que reconstruir essa equipe dentro do Grêmio. Tenho uma equipe que, se bem posicionada, dificilmente sofre gols. Começar a reconstruir de trás para chegar lá na frente a um ponto que me satisfaça. Embora os atacantes de hoje me satisfaçam pelo serviço prestado, que muitas vezes a imprensa não tem o mesmo conceito que nós, técnicos, temos”
.
“Penso que o que estamos demonstrando é uma equipe solidária e que todos participam ao máximo. Estamos reconstruindo alguma coisa. Só o tempo vai nos dar condições de ter solidez e tranquilidade para ter uma equipe que não sofra tanto. Fico feliz com o resultado. Precisávamos dar o primeiro passo. É um pequeno passo, mas é uma coisa boa. Estamos mostrando algo que a torcida do Grêmio queria ver”
.
“O Grêmio tem um outro estilo de jogadores. O Grêmio de 2016, 2017 tinha em seu grupo jogadores que podiam jogar desta forma. Não tenho estes jogadores, como tinham os técnicos anteriores. A necessidade momentânea é essa. Por isso começar a construir de trás. Para quando tivermos oportunidade e melhores condições, chegarmos um pouco à frente já reconstruídos”
.
“O Alisson é um jogador altamente tático. Anteriormente, quando eu assistia os jogos do Grêmio, eu via o Alisson fazendo exatamente o que o Renato pedia. O Alisson é extremamente tático, é um jogador que qualquer técnico no mundo quer”