Horas depois de Bahia 1×0 Grêmio pelo Brasileirão, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na noite deste sábado, o árbitro Braulio da Silva Machado escreveu a súmula da partida, que apresenta Jailson Macedo Freitas na função de “delegado local”, segundo palavras da CBF. Ele foi o alvo das principais reclamações do treinador gremista Renato Portaluppi, que alegou que ele não poderia estar na beira de campo “auxiliando” a equipe de arbitragem.
Segundo Renato, foi Jailson Freitas que “avisou” o quarto árbitro Fernando Nascimento Filho de um possível xingamento de Diego Costa. O centroavante já havia sido substituído, estava no banco e foi expulso. Em seguida, o treinador do Grêmio se irritou, saiu do banco de reservas e levou todos os jogadores suplentes e seus auxiliares para o vestiário – reveja a cena aqui.
Nas redes sociais, torcedores gremistas denunciaram que a CBF, no seu sistema, trocou a função de Jailson Freitas pós-jogo de “assessor” para “delegado local”. Como delegado, ele estaria apto a estar na beira do campo, algo que irritou Renato e os demais membros da delegação do Grêmio.
As duas expulsões do Grêmio
Pelo relato em súmula, os dois jogadores do Grêmio expulsos foram Diego Costa e Nathan Fernandes. Ambos desfalcam o time no jogo de domingo que vem, às 16h, diante do Criciúma, na Arena, em Porto Alegre. Veja a justificativa das expulsões:
Diego Costa: Aos 46 minutos do 2º tempo, expulsei de forma direta o jogador nº 19, sr. Diego da Silva Costa, do Grêmio, ao ser informado pelo 4º árbitro da partida que o jogador havia proferido aos gritos as seguintes palavras de forma ofensiva e grosseira para o mesmo: ‘O que é que tu tá me olhando, vai se f…’. Após ser expulso, o mesmo ofereceu resistência para deixar as imediações do campo de jogo, partindo em direção ao 4º árbitro questionado a expulsão, tendo que ser contido pelos oficiais e companheiros de equipe.
Nathan Fernandes: Após o término da partida, expulsei de maneira direta o jogador nº 32, do Grêmio, sr. Nathan Ribeiro Fernandes, por se dirigir à equipe de arbitragem e fazer gestos de roubo com as mãos por repetidas vezes. Cabe ressaltar que me senti ofendido com a atitude hostil do jogador. Informo que após ser expulso o mesmo deixou as imediações do campo de jogo sem oferecer resistência.
LEIA MAIS:
- Renato explica saída de campo, diz que não se arrepende e ameaça boicotar o Brasileirão: “O sistema é f…”
- Bahia ironiza reclamações do Grêmio e de Renato depois da partida: “Calma, calabreso”