A missão ficou complicada para o Inter na Copa Sul-Americana, mas ainda não impossível. Depois de perder de virada por 2×1 para o Belgrano nesta terça-feira, na retomada do futebol, na Arena Barueri-SP, o colorado tem mais dois jogos no seu grupo para tentar, pelo menos, ficar em 2°. Assim, terá direito a disputar um playoff contra algum 3° colocado da Libertadores para seguir nas oitavas da “Sula”.
Curiosamente, este eventual playoff pode até ser um Gre-Nal, já que o Grêmio segue em busca da sua classificação no Grupo C da Libertadores, mas, no momento, é o 4° com 3 pontos. O tricolor poderia cruzar com o Inter apenas se, necessariamente, ficar em 3° na sua chave. Com jogos atrasados pela enchente, o time gaúcho continua, porém, com chances reais de ir às oitavas da Libertadores.
Vale lembrar, no entanto, que os cruzamentos dos confrontos destes playoffs serão definidos pelas colocações das equipes na fase de grupos. O clube de melhor pontuação entre os segundos colocados da Sul-Americana enfrenta o clube de pior pontuação dos terceiros colocados da Libertadores. Ou seja, para dar um eventual Gre-Nal, a pontuação de Inter e Grêmio teria que “encaixar” neste formato, sendo que não haverá sorteio para definir os duelos.
As datas previstas da “repescagem” são 17 e 24 de julho, o que pode apertar ainda mais o calendário do Inter caso supere o Delfín, do Equador, na briga pela segunda vaga do grupo. O Belgrano, após vencer na Arena Barueri, se garantiu como o 1° colocado com 12 pontos.
Neste momento, os terceiros colocados da Libertadores são Colo-Colo, Barcelona de Guayaquil, Estudiantes, LDU, Palestino, Independiente Del Valle, Rosario Central e Libertad. Os times que “descerem” da principal competição terão a vantagem de fazer o jogo de volta em casa contra os 2°s da “Sula”. O Inter encerra a sua campanha no dia 4, fora, contra o Real Tomayapo-BOL e finaliza no dia 8, no Alfredo Jaconi, em Caxias, diante do Delfín.