Rei da América da temporada de 2017 e nome sempre lembrado pela torcida, Luan viveu a melhor fase da carreira com Renato Portaluppi no Grêmio. Desde aquela época, não conseguiu mais reeditar o bom futebol nem mesmo ao deixar o Corinthians, recentemente, para viver novos ares no Santos. Ainda com contrato no clube da capital paulista, seu futuro é incerto para 2023. Poderia voltar ao Grêmio?
Esta foi uma das perguntas feitas pelo jornalista Rica Perrone, no “Cara a Tapa”, no YouTube, ao próprio Renato. O treinador tem a tese de que “ninguém desaprende a jogar” e também não descarta o retorno do atacante, embora saiba que não se trata de um jogador barato:
“Eu falo com o Luan. No ano passado disse pra ele que levaria ele pro Flamengo se eu ficasse no clube. Às vezes o treinador tem que entender que não é só tática, que também tem que cuidar o lado humano do cara. Ninguém desaprende a jogar. Não sei (se volta pro Grêmio), dependeria muito das cifras, não é um jogador barato”, comentou Renato.
Pelo Grêmio – e com Renato na casamata -, Luan venceu como titular e destaque do time a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018 dentre os títulos principais.
Renato brinca com Diego Souza. Centroavante fica em 2023?
A entrevista com Rica Perrone ainda serviu para Renato, fiel ao seu estilo irreverente e brincalhão, dar uma “letra” no centroavante Diego Souza. Após um dos jogos pela Série B, no dia seguinte, o treinador conta ter se “surpreendido” ao ver o goleador deitado na maca da sala de fisioterapia recebendo massagem:
“No dia seguinte dos jogos, os jogadores costumam se recuperar e tal, aí eu vou na fisioterapia e vejo o Diego Souza deitado na maca, recebendo massagem, isso e aquilo. Eu passo lá e falo: ‘Diego, que tá fazendo aí? Você correu 500 metros ontem. A minha estátua correu mais que você’ (risos). Mas ele estava com probleminha de hérnia e precisou fazer cirurgia. Acho que ele fica mais um ano com a gente sim”, confirmou Renato.
Diego Souza deve ficar no Grêmio em 2023 – Foto: Lucas Uebel/GrêmioJorge Jesus barrou Cebolinha no Flamengo em 2021, diz Renato
Outro pupilo de Renato no Grêmio foi Everton Cebolinha, que começou a ganhar mais chances no time e também protagonismo entre 2016 e 2017, para estourar de vez em 2018 e depois 2019. Após sair do clube e assumir o Flamengo no ano passado, Portaluppi tentou levar o jogador para o rubro-negro, mas o então treinador do Benfica, Jorge Jesus, não quis liberar.
“O Cebolinha eu tentei levar ele pro Flamengo várias vezes. Falava pro Braz trazer ele várias vezes. Acho um baita jogador. Mas o Jorge Jesus ficou travando ele no Benfica e não quis liberar. Eu tentei muitas vezes contratar ele”, lamentou Renato, que também deu mais detalhes de sua saída do Flamengo:
“Depois do jogo contra o Palmeiras na Libertadores, lá no vestiário, eu me despedi dos jogadores. Eu dei adeus a eles. Estava muito triste pela derrota. No avião, o presidente disse que me esperava para o jogo do Maracanã na terça-feira. Ainda tinha algumas rodadas do Brasileirão. Eu fiquei quieto. Mas no dia seguinte liguei pro Marcos Braz, fui na casa dele, agradeci pelo sonho que eu tinha de dirigir o Flamengo e disse que estava fora. Seria muita cobrança, muita pressão até em cima dos jogadores e eu achei melhor eu mesmo sair”, finalizou.
Neste sábado, Renato tem reunião com os novos dirigentes do Grêmio no Rio de Janeiro para tratar de sua renovação contratual para 2023. O elenco tricolor reinicia os trabalhos no dia 7 de dezembro.
VEJA MAIS NOTÍCIAS:
- Com apenas “duas opções” para a temporada de 2023, Diego Souza acompanha jogo na Arena e aguarda definição
- Desabafo de Guilherme, expectativa de Gabriel Silva e mais: as entrevistas após o último jogo
- Renato Portaluppi coloca ex-jogador do Inter em lista de reforços pensando em “reconstrução” de 2023