Feliz pela vitória do Grêmio diante do Cuiabá neste domingo, por 2×0, pelo Brasileirão, na Arena, o técnico Renato Portaluppi se permitiu ser irônico durante a coletiva ao ser perguntado sobre o esquema tático da equipe. O treinador brincou ao dizer que escuta uma “voz do além” para montar o time, em claro recado aos seus críticos especialmente da parte tática.
Renato lembrou que vem modificando constantemente o Grêmio e que, só em 2023, já usou três sistemas diferentes: o 4-2-3-1, que normalmente era o seu preferido, depois o 3-5-2 e agora, mais recentemente, o 4-3-3, com três volantes no meio, casos de Villasanti, Pepê e Carballo.
- Deyverson viraliza com gesto de carinho em pequenos gremistas e fala sobre jogar no Grêmio
- Kannemann sofre sangramento no nariz, não espera médico, faz curativo e volta para o jogo; veja
“Como sempre, o importante é a gente ter o Plano A, o Plano B, C, D… você vê que nos últimos três ou quatro meses a ‘voz do além’ falou: ‘Renato, faz isso, faz aquilo’. Eu tenho feito, entendeu, o que a ‘voz do além’ tem me falado da parte tática. E tem dado certo. Para mudarmos ou não, vai depender dessa voz. Eu vou por ela”, ironizou Renato.
Renato Portaluppi comenta sua relação com o plano espiritual e como isso afeta o Grêmio: pic.twitter.com/F6VN2BUtn6
— Museu de Memes do Grêmio (@museu_gremio) September 3, 2023
Em 3° lugar com 39 pontos, o Grêmio tem ainda 12 pontos atrás do líder Botafogo, que tem um jogo a mais na comparação direta. O tricolor terá folga geral ao seu grupo de atletas até sexta-feira e depois inicia a preparação para pegar o Bragantino, fora, no dia 14.
Mais falas de Renato após Grêmio 2×0 Cuiabá:
Briga do Grêmio pelo título do Brasileirão
“Sabemos que é difícil, mas não é impossível. Enquanto houver chances matemáticas, vamos correr atrás. Tem muita coisa que está distante e a gente busca na vida. O futebol é assim também. O título está distante, mas eu já vi tanta coisa acontecer no futebol. E não é uma coisa tão difícil assim. O Botafogo estava fora da casinha. Nenhum clube conseguiu no Brasileiro se distanciar tanto como o Botafogo”
Chances de queda do Botafogo
“O Botafogo poderia até ter três, quatro ou cinco pontos a mais e seria uma coisa normal, mas esses pontos todos não. Todo clube tem uma fase não tão boa no campeonato e quem sabe o Botafogo entre nessa fase. Pode ter começado ontem. Nós estamos 12 pontos atrás deles com um jogo a menos. Tem chance, então vamos brigar”
Atuação contra o Cuiabá
“Foi um jogo muito truncado no primeiro tempo, onde conseguimos fazer o gol e isso deu uma tranquilidade maior para a gente. O Cuiabá se defendia bem com uma linha de cinco e outra de quatro. No segundo tempo, seguimos em cima, estava um jogo aberto. Conseguimos parar um pouco do adversário pelos lados, conseguimos fazer o segundo gol que deu ainda mais tranquilidade”
Estreia de Caíque
“O Caíque estreou hoje, foi muito bem. Mas vale destacar que eu preciso do grupo completo… nós estávamos com o grupo curto e trouxemos boas peças de reposição. Vale para ele o mesmo que para os outros, aproveitar as chances”
Leia mais:
- Grêmio de Renato reduz distância para o Botafogo e Villasanti mira título; goleiro do Cuiabá reclama do horário
- O jogador do Grêmio que Deyverson acredita que logo estará defendendo a Seleção Brasileira