Com reapresentação marcada para daqui a uma semana, o Inter ainda convive com algumas indefinições em relação ao seu elenco de 2023 e a principal delas atende pelo nome de Edenilson. O jogador de 32 anos é cobiçado por outros clubes no mercado e não tem presença assegurada para o ano que vem, embora o atual contrato tenha validade até a temporada de 2024.
Nesta quarta-feira, o portal Globoesporte.com repercutiu uma importante informação de que dá conta de que Edenilson segue desejando sair do Inter em 2023. Ele, inclusive, teria reiterado à direção a vontade de viver novos ares longe do Beira-Rio a partir de janeiro.
“O jogador de 32 anos reitera o desejo de encontrar um novo destino a partir da próxima temporada. Os principais motivos apontados para justificar a postura são o ambiente conturbado e a relação desgastada com parte da torcida”, diz matéria assinada pelos jornalistas Bruno Ravazzolii e Tomás Hammes.
A direção colorada, por sua vez, evita tomar publicamente uma decisão antes da reapresentação do grupo. O discurso é de enaltecer o profissionalismo do atleta e de ainda deixar em aberto a possibilidade de uma permanência ou “volta por cima”, como tem falado o presidente Alessandro Barcellos.
“O Edenilson já demonstrou que ele é um grande atleta. Há um ambiente ruim com parte da torcida, mas lá dentro não existe isso. Já vi jogadores assim darem a volta por cima. E sei que ele é capaz disso. Na minha opinião, ele é titular em qualquer time do Brasil. Nós temos respeito pelo atleta, que é um ativo do clube. Tratamos com ele de forma direta. Se surgirem propostas boas para ambos os lados, vamos analisar e tratar sem nenhum problema”, colocou Barcellos em recente entrevista à TV Bandeirantes.
Os clubes interessados em tirar Edenilson do elenco do Inter
Do Brasil, três clubes são apontados como potenciais interessados em tirar Edenilson do Inter, casos de Atlético-MG, Santos e São Paulo. Os dois primeiros têm, em suas novas comissões para 2023, treinadores que conhecem muito bem o volante: Eduardo Coudet e Odair Hellmann, respectivamente.
A direção colorada, no entanto, faz jogo duro e só pensa em negociar nas condições que sejam bem favoráveis a si. Uma eventual troca, por exemplo, só sairia com jogadores considerados “do mesmo nível” de Edenilson. Nenhuma tratativa andou a ponto de flertar com o anúncio oficial até agora, por exemplo.
“O Coudet o conhece muito bem e eu também. Mas ele tem contrato com o Inter. Um jogador que é importante para o seu clube. O que eu posso dizer para vocês é que nós, no futebol brasileiro, não temos essa cultura de trocar jogadores. Sabe por que? Porque a outra parte sempre vai pensar que não está levando vantagem. E quer levar vantagem. Dificilmente se faz trocas que julguem equilibradas. Não julgam o que veio, mas o que foi”, declarou o executivo de futebol do Atlético-MG, Rodrigo Caetano, à Rádio Itatiaia, recentemente.
Mesmo querendo sair, Edenilson deverá se reapresentar ao lado dos demais colegas do Inter no dia 14 de dezembro, no CT Parque Gigante, para o começo da pré-temporada.
Veja mais algumas notícias da fase atual do Inter:
- Já sem a presença do lateral-direito Weverton, direção encontra nova alternativa para a reserva de Bustos e pode pagar R$ 3,5 milhões
- Em alta, Renê “esquece” férias, vira treinador por um dia e comanda treino de equipe do Piauí
- Empréstimo só até junho de 2023: jornal aponta novo concorrente pelo zagueiro Vitão