Após experimentar o banco de reservas na derrota no último Gre-Nal, o meia Franco Cristaldo parece estar reconquistando a confiança do técnico do Grêmio, Renato Portaluppi. Agora em alta, o argentino vem em boa fase sendo o artilheiro do time no ano com quatro gols marcados em 11 jogos – o último deles foi neste sábado, no Estádio Centenário, abrindo a vitória de 2×1 sobre o Caxias pela ida da semifinal do Gauchão.
Depois do duelo, Renato concedeu a sua habitual coletiva elogiando o momento do meia e lembrando do pedido constante para pisar na área adversária. Sobre este assunto, ainda lembrou que fazia a mesma orientação para Jean Pyerre e Luan no Grêmio em outros anos:
- Narrador explica conexão com a torcida do Grêmio e lamenta não ter feito a final de 2017: “Mágoa”
- “Estava meio abalado”: Gustavo Nunes revela que deu conselho para Diego Costa em vitória do Grêmio
- Zagueiro que é alvo do interesse do Grêmio de Renato se manifesta sobre futuro: “Deixo para os empresários”
“O meia de um clube, não é só o Franco (Cristaldo), é o cérebro de um time. Ele tem de fazer o time jogar, deixar os companheiros na cara do gol e pisar na área. São essas três coisas que eu exijo, peço e converso com o Franco. Toda vez que ele faz isso, ele joga bem e faz gols. Cabeceou, o goleiro do Caxias fez uma grande defesa, ele continuou a joga e fez um gol. Por quê? Porque ele pisou na área”, disse Renato, antes de acrescentar:
“Era a mesma cobrança que eu fazia para o Jean Pyerre e para Luan. Era uma bronca no bom sentido. Ele tem que fazer o time se aproximar pra ficar mais perto do atacante. Ele tem feito o que eu venho pedido e vem fazendo gols”, ampliou.
Comprado pelo Grêmio junto ao Huracán, da Argentina, no começo de 2024, Cristaldo já tem 65 jogos com 15 gols e 13 assistências pelo tricolor. O duelo de volta contra o Caxias na Arena é apenas na outra terça-feira, dia 26, a partir das 21h.
Outras falas de Renato em sua coletiva:
VITÓRIA DO GRÊMIO E ELOGIOS DE RENATO AO CAXIAS
“O mais importante foi a vitória. A equipe se comportou bem e é difícil jogar aqui. O Caxias melhorou no campeonato e o Argel vem fazendo um bom trabalho. Jogaram muito bem contra o Bahia no meio de semana. Mas o que combinamos na semana foi realizado. Campo estava pesado, tinha chuva. Gauchão é assim. Parabenizou o meu grupo, porque é uma semifinal e conseguimos uma pequena vantagem nessa primeira parte dos 180 minutos. Poderia ter sido maior, mas toda vantagem vem bem. E agora teremos uma semana para nos preparar”
SITUAÇÃO DE DIEGO COSTA
“Todo mundo sabe da situação do Diego, que vinha de um bom período parado. Ele fez uma mini-pré-temporada quando chegou, mas não é a mesma coisa do que estar com o grupo. Eu conversou com ele durante os jogos da mesma forma que eu fazia com o Suárez. Não quero que ele se machuque. Mas hoje ele se comportou muito bem. Estávamos ganhando de 2×0 e a perna começou a pesar. Por isso, achei melhor tirá-lo para a próxima partida”