Perfil da Libertadores valoriza Renato antes da estreia: “Único brasileiro campeão como jogador e técnico”

Técnico Renato Portaluppi está na Bolívia para a estreia do Grêmio na competição

Publicidade

O técnico Renato Portaluppi é um dos principais trunfos do Grêmio para um bom resultado na estreia na Libertadores, nesta terça-feira, a partir das 21h, contra o The Strongest, na altitude de La Paz, na Bolívia. Horas antes da partida, o Twitter oficial da Conmebol Libertadores fez questão de destacar um dado marcante do treinador gremista.

Até hoje, Renato é o único profissional brasileiro a ter vencido a Libertadores como jogador, em 1983, bem como na função de treinador, em 2017. Nas duas ocasiões, ele venceu a cobiçada taça do continente vestindo a camisa do Grêmio.

Além do bom retrospecto pelo Grêmio, Renato “namorou” o título como treinador em outras duas ocasiões. Em 2008, ainda no começo da carreira, ao perder nos pênaltis com o Fluminense para a LDU. E mais recentemente, em 2021, com o Flamengo, perdendo na prorrogação para o Palmeiras.

“O Renato foi campeão como jogador e como treinador. Acho que é o técnico com mais vitórias em Libertadores em atividade, pelo que vi em pesquisa recente. Tem muita experiência e isso é muito importante para nós. É uma competição de quase um ano todo. Temos que nos preparar bem para cada jogo. O Grêmio tem a cara da Libertadores e a gente quer ser o primeiro brasileiro tetra”, comentou o presidente gremista Alberto Guerra em entrevista à ESPN após o sorteio dos grupos.

Renato de olho: os grupos da atual Libertadores

Grupo A: Fluminense, Cerro Porteño, Alianza Lima, Colo-Colo
Grupo B: São Paulo, Barcelona-EQU, Talleres, Cobresal
Grupo C: Grêmio, Estudiantes, The Strongest, Huachipato
Grupo D: LDU, Junior Barranquilla, Universitário, Botafogo
Grupo E: Flamengo, Bolívar, Millonarios, Palestino
Grupo F: Palmeiras, Independiente Del Valle, San Lorenzo, Liverpool-URU
Grupo G: Peñarol, Atlético-MG, Rosario Central, Caracas
Grupo H: River Plate, Libertad, Deportivo Táchira, Nacional