Ainda não será desta vez que o volante Arthur, hoje com 28 anos, voltará ao futebol brasileiro. Sem espaço na Juventus, da Itália, o jogador chegou a ser especulado em clubes brasileiros, como o Santos, através de um pedido de Neymar, que está de volta ao Peixe e gostaria de contar com o amigo. O Grêmio também é outro time que tradicionalmente monitora o seu ex-atleta.
Mas a realidade aponta para o retorno de Arthur ao futebol espanhol, onde ele defendeu o Barcelona logo após sair do Grêmio em 2018. No momento, ele está sendo emprestado pela Juventus ao Girona, em contrato que irá até o fim da temporada 2024/25.
Arthur não atua desde o fim da temporada 2023/24, quando representou a Fiorentina em 48 partidas e conseguiu ter sequência de jogos. No retorno ao elenco do Juventus, não foi utilizado pela comissão técnica e treinou em separado. Antes, também teve um empréstimo para o Liverpool, onde pouco jogou e foi prejudicado por lesões.
Arthur mantém carinho pelo Grêmio
Desde a sua saída no meio de 2018, Arthur faz questão de manter o carinho pelo Grêmio e demonstrar toda gratidão ao clube. Ele costuma, inclusive, visitar a delegação quando possível, especialmente quando está de férias em Goiânia e o time passa por lá.
“Acho que falta muito tempo (para voltar ao Brasil). Tenho muito chão na Europa e minha cabeça está aqui. Mas todo mundo sabe que sou gremista de coração. Tenho um carinho muito grande pelo Grêmio. Foi onde comecei o sonho de jogar futebol. E foi o Grêmio que me deu essa oportunidade. É meu time coração no Brasil e fiz grandes amizades. Quem sabe um dia? Não tenho essa coisa na minha cabeça de que com certeza vou voltar, mas o tricolor sempre estará no meu coração”, comentou, em 2023, em uma entrevista ao Globoesporte.
Até hoje, o grande momento de Arthur foi a campanha na Libertadores de 2017, que inclusive gerou posteriormente convocações à Seleção Brasileira. Com a camisa gremista, ele também fez parte dos títulos do Gauchão e da Recopa Sul-Americana de 2018.