GrêmioInter

Datafolha coloca Grêmio com mais torcida que o Inter, mas margem muda leitura da pesquisa

Nova pesquisa ouviu mais de duas mil pessoas e também posicionou os rivais gaúchos com diferença de apenas um ponto percentual no cenário nacional

Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha colocou o Grêmio numericamente à frente do Inter entre as maiores torcidas da Região Sul. O Tricolor alcançou 20% das respostas, enquanto o Colorado apareceu logo depois, com 15% da preferência dos entrevistados.

Os números preservam a dupla Gre-Nal nas duas primeiras colocações da região. Flamengo, com 11%, Corinthians, com 9%, Palmeiras, com 7%, e Athletico-PR, com 4%, aparecem na sequência do levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo.

O resultado, porém, exige uma ressalva importante. A margem de erro específica da amostra da Região Sul é de seis pontos percentuais para mais ou para menos. Por isso, embora o Grêmio apareça cinco pontos à frente, a pesquisa não permite afirmar estatisticamente que sua torcida seja maior do que a do Inter.

Grêmio lidera numericamente, mas há empate técnico

Na prática, os percentuais possíveis do Grêmio variam de 14% a 26%, enquanto os do Inter ficam entre 9% e 21%. Como os intervalos se cruzam, os clubes estão tecnicamente empatados dentro da margem informada pelo instituto.

A diferença representa uma mudança em relação ao Datafolha divulgado em 2023. Naquela oportunidade, o Grêmio registrou 22% na Região Sul, contra 14% do Inter, com uma margem de erro regional menor do que a vantagem apresentada pelo Tricolor.

A comparação direta entre pesquisas deve ser feita com cautela, porque cada levantamento possui amostra e margem de erro próprias. Ainda assim, os números indicam a permanência de Grêmio e Inter como as duas forças de maior identificação popular na Região Sul.

Pesquisa também mede Grêmio e Inter no cenário nacional

No recorte de todo o Brasil, o Grêmio aparece com 3% da preferência, enquanto o Inter registra 2%. O Tricolor está numericamente ao lado do Vasco, enquanto o Colorado possui o mesmo percentual de Seleção Brasileira, Atlético-MG, Santos e Fluminense.

A margem de erro da amostra nacional é de dois pontos percentuais. Desta maneira, a diferença de um ponto entre Grêmio e Inter também não representa uma vantagem estatisticamente confirmada.

O Flamengo lidera o ranking nacional com 22%, seguido pelo Corinthians, com 14%. Palmeiras aparece com 7%, São Paulo com 6% e Cruzeiro com 4%. Além dos clubes indicados, 22% dos participantes afirmaram não torcer por nenhuma equipe.

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de julho de 2026. O Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas por 139 municípios das cinco regiões brasileiras. O nível de confiança informado é de 95%.

Novo levantamento contrasta com pesquisa divulgada pelo Inter

Os números também oferecem um novo capítulo para uma discussão que ganhou força no final de 2025. Na ocasião, uma pesquisa encomendada pela CBF colocou o Inter com 4% da torcida nacional, enquanto o Grêmio apareceu com 3%.

A nova amostra do Datafolha inverte a ordem numérica entre os rivais, mas novamente apresenta uma diferença inferior à margem de erro. Isso significa que os resultados dos dois levantamentos não são necessariamente contraditórios.

Pesquisas amostrais não funcionam como uma contagem exata de torcedores. O tamanho da amostra, a distribuição geográfica dos entrevistados, a metodologia e a margem de erro influenciam diretamente os percentuais apresentados.

Artigos relacionados

Continua depois da propaganda. Parcerias comerciais e publicidades, envie mensagem WhatsApp para 51 99999-8999