Com sete jogadores experientes superando a casa dos 30 anos de idade, o Grêmio entrou em campo na última quinta-feira diante do Sport Recife e motivou críticas pela ausência de mais jovens depois da derrota de 1×0. A própria média de idade da equipe na quinta, 29, 6 anos, serviu para ilustrar os questionamentos da torcida e até mesmo da imprensa.
Um levantamento publicado pelo site GZH chegou ao alto número de média, a partir de Paulo Victor (34), Rafinha (35), Pedro Geromel (35), Kannemann (30), Cortez (34), Thiago Santos (31) e Diego Souza (36). Douglas Costa tem 30 e se saísse jogando na vaga de Luiz Fernando, 24, a média subiria para 30,2.
Principalmente dois nomes foram citados por torcedores no sentido de reclamação pela ausência. Enquanto o Grêmio atuava no Recife, Fernando Henrique e Guilherme Guedes já descansavam por terem feito uma partida pelo time de transição no Brasileirão de Aspirantes contra o Coritiba em Eldorado do Sul.
“Eles precisam de ritmo de jogo, estavam sem jogar a algum tempo. Não existe isso que estão falando que eles foram rebaixados para a transição”, justificou o vice de futebol Marcos Herrmann à Rádio Gre-Nal neste sábado.
Já o técnico Tiago Nunes, quando perguntado sobre o mesmo tema da ausência de mais jovens no time, entendeu o questionamento como “tendencioso e oportunista”:
“Eu penso que é um ponto de vista tendencioso e oportunista, porque temos jogadores jovens que vinham sendo titulares. Muitos jogaram o Gauchão. Temos o caso do Matheus Henrique, Jhonata Robert, Ferreira… os atletas da transição fazem parte da equipe principal. Estamos sim oportunizando os jovens, mas precisamos encontrar uma mescla”, declarou.
SEQUÊNCIA DE JOGOS DO GRÊMIO NO BRASILEIRÃO:
– Grêmio x Santos, dia 24 (quinta que vem)
– Grêmio x Fortaleza, dia 27
– Juventude x Grêmio, dia 30
– Grêmio x Atlético-GO, dia 4
– Palmeiras x Grêmio, dia 7
– Grêmio x Inter, dia 11