No começo da tarde desta segunda-feira, o Grêmio publicou nota oficial se manifestando sobre um episódio envolvendo um torcedor do Inter durante o Gre-Nal de sábado, no Beira-Rio, vencido pelo time da casa por 1×0. Vídeos que circularam nas redes sociais indicaram um suposto ato racista e a direção gremista pede investigação do episódio.
“O Grêmio repudia qualquer ato discriminatório, como vem fazendo ao longo da sua história, e vai atuar sempre em benefício da inclusão e da verdade dos fatos”, diz o clube, em nota oficial. Ainda no sábado, a Rádio Gre-Nal publicou o vídeo citado pelo Grêmio:
RACISMO? 🇪🇪🇮🇩
Torcedor do Inter faz suposto gesto racista contra torcedores do grêmio. pic.twitter.com/snhM8BrIoP
— Rádio Grenal (@rdgrenal) October 19, 2024
- EXCLUSIVA – Werley estuda para ser técnico, tem saudades do Gre-Nal e lembra do Olímpico: “Preferia jogar lá”
A nota oficial do Grêmio:
O Grêmio tomou conhecimento de uma imagem feita no último sábado, durante o clássico Gre-Nal, que mostra um torcedor da torcida adversária fazendo gestos em direção à torcida Tricolor que podem configurar o crime de injúria racial.
Durante o domingo, a organização “Observatório da Discriminação Racial no Futebol” se manifestou informando que vai monitorar os desdobramentos do caso. O Grêmio defende que o fato seja investigado pelos órgãos competentes, para que seja devidamente esclarecido, e eventuais medidas cabíveis sejam tomadas.
O Grêmio repudia qualquer ato discriminatório, como vem fazendo ao longo da sua história, e vai atuar sempre em benefício da inclusão e da verdade dos fatos. E desde já manifesta solidariedade com os torcedores que possam ter sofrido discriminação.
Leia mais: