Um levantamento atualizado sobre os gols dos clubes brasileiros depois da Copa do Mundo coloca o Grêmio entre as equipes com maior participação de jogadores estrangeiros em sua produção ofensiva. No recorte publicado pelo UOL nesta semana, 47,1% dos gols gremistas foram marcados por atletas nascidos fora do Brasil.
O estudo considera todas as competições disputadas pelos 20 integrantes da atual Série A desde a retomada do calendário pós-Mundial. Neste período, o Grêmio marcou 17 vezes em 16 partidas, sendo oito gols anotados por estrangeiros. A proporção gremista é a segunda maior da lista, atrás apenas do Athletico-PR, que aparece com 52,3%.
Nomes como Pavón, Jovane Cabral, Villasanti e Krovinović são alguns dos gringos gremistas que já marcaram gols desde a volta do futebol pós-Copa.
Grêmio fica bem acima da média do futebol brasileiro
Somados os 20 clubes analisados, os estrangeiros foram responsáveis por 105 gols desde o término da Copa, equivalentes a 28,2% do total. Brasileiros marcaram 267 vezes, ou 71,8%, desconsiderando gols contra. O índice gremista de 47,1%, portanto, fica quase 19 pontos percentuais acima da média geral.
Além de Athletico-PR e Grêmio, somente Palmeiras, com 46%, e Vasco, com 44,4%, aparecem acima da barreira dos 40% no levantamento. O dado surge justamente em uma temporada na qual a quantidade de atletas estrangeiros no elenco tricolor já se tornou tema interno e externo de debate.
Há poucos dias, Renato Portaluppi foi questionado sobre o assunto e tratou com naturalidade a presença de jogadores de diferentes nacionalidades. O Zona Mista mostrou a avaliação de Renato sobre o alto número de estrangeiros no elenco.
O recorte ofensivo adiciona uma dimensão diferente ao tema: mais do que quantidade no plantel, os estrangeiros vêm respondendo por uma parcela elevada dos gols gremistas desde a retomada da temporada. O período inclui também o recente empate sem gols diante do Palmeiras, resultado que manteve o Tricolor no Z4 do Brasileirão.









