Após renovar com o técnico Renato Portaluppi, o Grêmio segue trabalhando em diversas frentes no mercado para apresentar reforços e um nome repercutiu bastante entre a torcida na última semana: o do centroavante Isidro Pitta, paraguaio, de 23 anos, que jogou o último Brasileirão emprestado ao Juventude – ele não seguirá no clube de Caxias do Sul para a temporada de 2023.
Ao mesmo tempo que surge o interesse em Pitta, o Grêmio encaminha a renovação contratual do também de centroavante Diego Souza, que fará 38 anos no meio do ano que vem. A ampliação do vínculo será de seis meses, com redução salarial e cláusula de produtividade para uma eventual permanência por outros seis meses até o fim de 2023.
“No dia seguinte dos jogos, os jogadores costumam se recuperar e tal, aí eu vou na fisioterapia e vejo o Diego Souza deitado na maca, recebendo massagem, isso e aquilo. Eu passo lá e falo: ‘Diego, que tá fazendo aí? Você correu 500 metros ontem. A minha estátua correu mais que você’ (risos). Mas ele estava com probleminha de hérnia e precisou fazer cirurgia. Acho que ele fica mais um ano com a gente sim”, confirmou Renato em recente entrevista ao jornalista Rica Perrone.
- Após ser alvo do Corinthians, Nicolas define em qual clube vai jogar em 2023
- Grêmio não para em Michael e pode anunciar pacotão de reforços em 2023; veja lista de nomes
Por que Pitta e Diego Souza juntos no Grêmio em 2023?
A ideia do Grêmio é abrir o ano com Diego Souza e outro centroavante concorrente no elenco, que pode ser Pitta caso o interesse se confirme. Comandada pelo presidente eleito Alberto Guerra, a nova direção quer fazer uma espécie de “laboratório” durante o Gauchão, isto é, se Pitta vier e aprovar, com boas partidas e gols, o clube pode não buscar outro jogador da posição no meio do ano.
Porém, se o desempenho ficar abaixo do esperado, a diretoria gremista poderá se ver obrigada a buscar outro centroavante de mais renome para a disputa do Brasileirão. No momento, Pitta é encarado como o típico jogador para “compor o grupo”.
Pitta foi autor de 8 gols pelo Juventude em 42 jogos – 5 dos gols foram no Brasileirão, onde fez 32 partidas. Ainda assim, ele não conseguiu evitar o rebaixamento do time de Caxias, que, na reta final, buscou o experiente Celso Roth para o comando técnico já pensando na temporada de 2023.
Gringo a caminho
Enquanto isso, o Grêmio está bem próximo de confirmar a sua compra mais cara de toda a história, já que irá pagar R$ 24 milhões para ter o meia-atacante argentino Franco Cristaldo, que destacou no Huracán na última temporada.
Cristaldo deve reforçar o Grêmio em 2023 – Foto: Reprodução/Huracán“Há um avanço muito grande com um clube brasileiro, que é o Grêmio. Não tenho Twitter, nem redes sociais, mas às vezes me mandam mensagens dizendo que a venda é por U$S 6 milhões. Não, nada disso. Devemos fechar por algo de U$S 4,5 milhões. Está tudo muito bem encaminhado. É um destino do agrado de Cristaldo e é um progresso econômico para ele. É um salto e ele merece. Tomara que a gente chegue num acordo esses dias. Existiu uma oferta do Santos, mas o Grêmio melhorou a oferta feita pelo Santos”, disse David Garzón, presidente do Huracán, em participação na live “Habla Huracán” nesta semana.
Veja mais algumas notícias do momento vivido pelo Grêmio:
- Grêmio perde outro jogador do elenco antes da reapresentação para 2023; Léo Gomes deseja permanecer
- Kannemann opina sobre a estreia da Argentina na Copa e cita contrato até fim do ano: “Depois não sei”
- Novo diretor descarta poderes extras e confirma busca por Rodinei: “Carência do clube”