Preocupado com o ritmo de jogo dos atletas e também com o “atraso” na parte física por conta da parada dos jogos, o Grêmio não deverá repetir as escalações nesta retomada das partidas já na semana que vem. Ciente disso, a comissão técnica tem, inicialmente, o plano de priorizar a Libertadores e a Copa do Brasil, de acordo com informações desta sexta do portal GZH.
Por se tratar de competições menores, de “tiro curto”, o Grêmio entende ter mais chances, nas atuais circunstâncias, de alcançar boas campanhas. O Brasileirão será “administrado” e o tricolor buscará logo chegar aos 45 pontos, que é tradicionalmente a marca que costuma livrar as equipes do rebaixamento. Junto à CBF, o clube ainda trabalha nos bastidores para conseguir a “exclusão” do descenso em 2024.
“Essa conversa começou por outros clubes em conversas informais ao Grêmio. Não partiu de nós aqui. O fato é que existe uma premissa num Campeonato Brasileiro de pontos corridos que é o equilíbrio técnico. E o equilíbrio técnico infelizmente já foi para o espaço. Basta ver as estatísticas dos times que jogam fora de casa, mesmo os 1°s e 2°s colocados nos últimos anos. E o Grêmio, a contar de hoje, sabe que não vai ter a Arena por pelo menos 90 dias”, comentou o presidente Alberto Guerra em coletiva.
Como o Grêmio está nas copas?
Na Copa do Brasil, o Grêmio empatou a ida da terceira fase em 0x0 contra o Operário fora de casa e ainda aguarda as definições de data e local para fazer o segundo jogo, onde uma vitória simples servirá para a classificação e um empate – independente do placar – forçará os pênaltis.
Na Libertadores, o time ganhou força depois de bater o Estudiantes por 1×0 na Argentina na sua última partida. O grupo C já tem o The Strongest, da Bolívia, classificado. Enquanto isso, o Grêmio luta contra os argentinos e contra o Huachipato pela outra vaga. Veja a tabela:
Agenda do Grêmio:
- 29/05 – The Strongest (Couto Pereira)
- 01/06 – Bragantino (Couto Pereira)
- 04/06 – Huachipato (Chile)
- 08/06 – Estudiantes (Couto Pereira)
- 13/06 – Flamengo (Maracanã)
- 16/06 – Botafogo (Alfredo Jaconi)